São Paulo, SP--(
DINO - 15 fev, 2018) - Em um mundo globalizado, não é possível pensar que não há necessidade de buscar conhecimento para melhora de desempenho. A modernidade trouxe a aproximação com outros países que além de proporcionar ganho cultural diversificado, cobrou o conhecimento de outras línguas.
O francês é o segundo idioma mais ensinado nas escolas e o quinto mais falado no mundo, cinquenta e seis países falam a língua francesa com cerca de 274 milhões de pessoas que sabem a importância do idioma no mundo moderno, esses dados foram levantados pela Associação Internacional de francofonia em seu relatório disponibilizado no site
https://www.francophonie.org. Segundo esse relatório a afirmação de que o francês é o segundo idioma mais ensinado nas escolas, é baseado na crescente relevância que a língua vem demonstrando nos setores acadêmicos, empresariais, jurídicos e até mesmo nos de entretenimentos.
Ela já foi considerada a língua "universal "no início do século XlX. A exigência de ensino obrigatório do francês no então criado Colégio Pedro ll em 1837, instituição imperial para a formação secundária só reforça a relevância histórica de seu ensino nas escolas. A aprendizagem era necessária pelo fato do francês ocupar a destacada posição de língua cultural da época. A importância do ensino da língua francesa já fazia parte da grade curricular escolar. Esse período da história pode ser relembrado no livro "A reforma pombalina dos estudos secundários no Brasil" - Antônio Alberto Banha de ANDRADE (São Paulo: Saraiva / EDUSP, 1978).
A importância da língua francesa em terras brasileiras remete à ideia de que a aquisição do idioma agrega valores e auxilia na preparação dos futuros cidadãos que serão capazes de se comunicar em um mundo cada vez mais francófono.
Veja algumas curiosidades:
? No período compreendido entre 2010 e 2014 ocorreu um aumento na quantidade de falantes da língua francesa.
? Mesmo em países onde o francês não é língua materna, nem ministrado em escolas teve um crescimento de aproximadamente 30% no número de falantes.
? Pesquisa realizada pela
https://www.bloomberg.com.br/ revela que o francês é o terceiro idioma mais usado no mundo dos negócios.
Aprender
É pacificado entre os educadores que o ensino deve suprir as necessidades do educando e o fato do francês ser o segundo idioma mais ensinado nas escolas, torna imprescindível sua presença na sala de aula. O papel da escola é preparar o aluno para ser capaz de assumir seu papel na sociedade e o ensino do francês auxilia nessa preparação.
O português tem muito em comum com a língua francesa. A origem latina dos dois idiomas vai despertar no estudante a familiaridade entre eles, o que vai facilitar em alguns momentos o estudo da nova língua para os novos falantes. Como em qualquer aprendizado, é necessário esforço e dedicação no processo de aquisição do francês, mas se inserido com a metodologia adequada o objetivo será alcançado!
Ouvindo os especialistas no assunto
Márcia Alves de Rizzo e Diego Antunes, professores de francês do curso online Profrancês em São Paulo - SP , garantem que há metodologias específicas se aproveitar as características em comuns entre o português e o francês para acelerar o aprendizado. Segundo eles é positivo utilizar algumas similaridades para desenvolver conexões na mente do aluno.
Website:
http://profrances.com.br/