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DINO - 23 abr, 2018) - A Openet, empresa irlandesa especializada em sistemas de suporte ao negócio (BSS) para operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de serviços digitais, acaba de lançar no mercado brasileiro uma solução que utiliza APIs (interfaces de programação de aplicações) microsserviços e DevOps e permite a implantação, de maneira rápida e econômica, de plataformas digitais de OSS/BSS.Denominada Openet Digital Business Platform, a solução já é utilizada por várias operadoras globais, incluindo a Globe Telecom, e traz como diferencial a possibilidade de implantação, em apenas 14 semanas, de plataformas de negócios digitais ? e, o melhor, com custo de investimento cerca de 90% mais baixo que os softwares de BSS/OSS convencionais.Projetada e desenvolvida com base no padrão Open Architecture Digital, do TMF Forum, a plataforma da Openet atua em três camadas diferentes: Digital Experience, Digital Engagement e Digital Enablement. A primeira, a camada Digital Experience, oferece ferramentas de inteligência artificial (IA) para o gerenciamento de fidelidade e experiência do cliente, por meio do atendimento omnichannel ? voz, e-mail, SMS/texto, web, mídia social ou dispositivo móvel. A camada engagement possibilita que operadoras e provedores de serviços lançem ofertas em tempo real, executem programas de marketing contextual para criação de mensagens personalizadas para cada consumidor, além de poderem ativar serviços rapidamente e gerenciar campanhas e notificações em tempo real. Já a camada Digital Enablement, como o nome sugere, permite a realização de cobrança em tempo real, gerenciamento de políticas, faturamento, mediação digital e gerenciamento de ofertas. Ela também contém uma biblioteca de microsserviços para permitir o desenvolvimento rápido de novas soluções."Queremos mudar a dinâmica da relação entre cliente e operadora, e também, no nosso caso, entre o parceiro de negócios, fornecendo uma plataforma altamente flexível, mas que também, do ponto de vista de custos, tenha um impacto muito rápido nos negócios. Daí a garantia de implantação em apenas cerca de 14 semanas de plataformas de negócios digitais", salienta Paul Saunders, vice-presidente global de Vendas & Serviços da Openet.As operadoras, segundo o executivo, possuem um grande legado de investimentos em sistemas BSS, que são muito complexos e não oferecem agilidade e eficácia de custos. E a Openet Digital Business Platform, por ter uma abordagem disruptiva, permite que operadoras e provedores de serviços sejam mais eficientes em termos de custos, mais ágeis e focados na gestão de seus negócios. "A necessidade de agilidade e eficiência de custos é fundamental para ajudar no Ebitda [geração de caixa]. E nossa plataforma foi projetada exatamente com o propósito de impactar o Ebitda, por meio da oferta de ferramentas que proporcionam às operadoras mais agilidade e um gerenciamento de custos mais eficaz", enfatiza Saunders.De acordo com o VP da Openet, a capacidade de uma operadora tomar decisões rápidas e ser proativa só pode ser alcançada através de um processo de tomada de decisões muito ágil. Por isso, segundo ele, mais que uma plataforma, a empresa oferece uma parceria de negócios com o cliente. "Juntamente com o nosso pessoal, nossa tecnologia, nos propomos a apoiar os negócios de nossos clientes, de maneira a torná-los mais ágeis e rentáveis. Estamos aproveitando uma série de inovações tecnológicas importantes, tais como recursos de inteligência artificial ou inteligência assistida, para produzir esse impacto no Ebitda."Saunders observa que os assinantes ou clientes de operadoras hoje querem um relacionamento contínuo, mais parecido com o que mantêm com o aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização e não aquele relacionamento tradicional que ainda persiste em muitos provedores de serviços. Segundo ele, os clientes estão procurando por relacionamentos digitais, e querem ser capazes de, através de seus telefones, definir a forma de se relacionar com a sua operadora. "E a capacidade da operadora de estabelecer esse nível de relacionamento, mais direcionado, customizado, é que definirá a fidelidade dos assinantes, do contrário, além do churn [perda de clientes], ela terá que lidar com a perda de receita. Por isso, acreditamos que quanto mais segmentadas nessa interação, mais as operadoras serão capazes de monetizar e reter seus clientes", finaliza.