Releases 15/04/2017 - 13:29

Trabalho de mestrado cria documento de referência e software para Universidades qualificarem gestão do PDI


Brasília, DF--(DINO - 22 mar, 2017) - Sob orientação do professor Paulo Bermejo, coordenador do Núcleo de P&D para Excelência e Transformação do Setor Público (NEXT) da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Cezar Mendonça apresentou a dissertação Plano de Desenvolvimento Institucional: proposta de um modelo de referência e de automatização para Ifes. O trabalho foi apresentado na Universidade Federal de Lavras (Ufla) dentro do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) da instituição.

No trabalho, Lucas Mendonça busca respostas para a questão de como vem sendo feita a gestão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (IFES). O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fornecer aos gestores das Universidades Federais subsídios na elaboração do planejamento estratégico nessas organizações.

Lucas afirma que o trabalho se tornou um facilitador e norteador para que os gestores desenvolvam as atividades de planejamento fornecendo o mapeamento de toda legislação referente ao PDI. Além disso, em conjunto com a equipe do ForPDI, foi elaborado ainda um documento de referência para elaboração e gestão do PDI e desenvolvido um software para a gestão do mesmo, alinhando-se, portanto, aos objetivos do mestrado profissional em Administração Pública, de aplicação do conhecimento nas organizações públicas.

Por meio do questionário, aplicado a 63 IFES, foi possível verificar aspectos da gestão de PDI, como o período mais comum de vigência, que é de 5 anos. Foi verificado também que 35,92% das IFES não utilizam nenhuma metodologia de planejamento estratégico. Outras 25% fazem o acompanhamento do PDI por meio de planilhas, enquanto que 9,52% das IFES alegaram não ter acompanhamento algum do Plano. Das instituições que informaram outras formas de acompanhamento, que representam 54%, foram citadas reuniões, relatórios de gestão e comissões.

O trabalho oriundo dessa dissertação faz parte do projeto de pesquisa "Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Alfenas (ForPDI)". O ForPDI é uma plataforma aberta para gestão e acompanhamento dos PDIs de universidades federais e outras instituições públicas, que está sendo desenvolvido pela Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró- Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal de Lavras, NEXT/UNB e pela startup Pro Golden. Saiba mais em www.forpdi.org
A apresentação e o lançamento do Plataforma ForPDI ocorreram nesta quinta-feira (16), na I reunião do ano do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento (FORPLAD), que está ocorrendo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Andifes também é parceira da iniciativa.
Website: http://www.next.unb.br/2017/03/14/trabalho-de-mestrado-cria-documento-de-referencia-e-software-para-universidades-qualificarem-gestao-do-pdi/