Releases 21/11/2017 - 17:44

Ar condicionado precisa de maior atenção no verão, confira os cuidados


Atibaia - SP--(DINO - 21 nov, 2017) - Com as altas temperaturas do verão, ter um ar-condicionado em casa ou no trabalho se torna essencial, visto que estes equipamentos proporcionam uma temperatura agradável e refrescante ao ambiente que nos faz esquecer rapidamente o calor sufocantes das ruas. No entanto, diante de tanto conforto esquecemos que nem tudo são flores quando se trata de aparelhos de ar-condicionado, isso porque o ar resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas, tornando-as vulneráveis o que aumenta a chance de gripes e resfriados, para aqueles que já possuem histórico de doenças respiratórias a exposição frequente ao ar-condicionado pode ocasionar crises graves. Mas não se assuste, alguns cuidados quando seguidos à risca são o suficiente para que esses equipamentos não se tornem prejudiciais à saúde. Confira!

Manutenção
O uso diário dos aparelhos de ar-condicionado facilita a proliferação de fungos, bactérias e ácaros nos dutos do aparelho que se espalham pelo ar e podem chegar às vias aéreas das pessoas através da inalação, desencadeando processos alérgicos, infecções respiratórias e, em casos mais graves, a pneumonia. Para evitar este tipo de problema, são fundamentais a limpeza e a troca do filtro dos aparelhos de ar condicionado, para garantir a boa qualidade do ar, sempre obedecendo às normas técnicas do fabricante, uma vez que partículas de poeira e outras sujidades ficam aderidas nos filtros.

De acordo com a Alkamac , fabricante de kits de limpeza de ar condicionado , a falta de manutenção e limpeza adequada dos equipamentos de ar condicionado provoca o acúmulo de sujeira, e a água da condensação pode acumular também no interior, dando espaço para fungos e bactérias se proliferarem. "O ideal é que tanto na sua residência quanto no trabalho, você evite que essa situação se torne um problema maior realizando a higienização correta do equipamento ou contratando uma empresa que o faça", explica.

Choque térmico
O nosso organismo precisa de um tempo para se adaptar a mudanças bruscas de temperatura em situações como sair do escritório geladinho e ir para rua em um calor de 45ºC, e é nessas situações do dia a dia que devemos ficar atentos para evitar problemas de saúde devido ao choque térmico.
Para impossibilitar o choque térmico, mantenha o ambiente climatizado com temperatura entre 20º e 22ºC e antes de sair na rua, debaixo de sol, permita ao seu corpo se adaptar ao aumento de temperatura, seja descendo as escadas do prédio ou parando sob uma sombra. O mesmo cuidado deve acontecer ao entrar em um ambiente climatizado, não vá direto do calor intenso para um local gelado.

Corrosão e maresia
Mesmo sendo projetados para suportar qualquer tipo de clima, os aparelhos de ar condicionado sofrem danos quando expostos a maresia e poluição ambiental intensa, tanto em regiões litorâneas quantos nos centros urbanos. É necessário ficar atento para evitar a corrosão dos equipamentos.



Website: https://www.alkamac.com.br/