Releases 24/06/2015 - 09:59

Cresce venda de acessórios para casa pela internet


(DINO - 24 jun, 2015) - Decorar uma casa era uma tarefa difícil até algum tempo atrás. O principal motivo, para quem trabalha muito e tem pouco tempo, era o deslocamento até uma loja física. Por vezes era preciso pesquisar em várias lojas e aí até mesmo quem tem todo tempo do mundo fica impaciente. O conforto do sofá tem atraído cada vez mais consumidores para o mundo virtual. Basta olhar, clicar e esperar o produto chegar em casa.

De acordo com a T-Index, um índice internacional para o mercado da internet, o Brasil é o sétimo país com maior potencial de vendas on line e pode chegar à quarta colocação em 2015. A oportunidade de negócios tem atraído cada vez mais empreendedores. O crescimento das cidades brasileiras e a consequente dificuldade de deslocamento também tem contribuído para aumentar a busca por facilidade na web.

Nem precisa procurar muito. A tendência das lojas de departamento chegou ao mundo virtual. Há sites que oferecem coleções completas de acessórios para casa. Na Collector, por exemplo, o consumidor acha desde almofadas até puxadores de móveis e ganchos para parede. Sendo as almofadas campeãs de busca. Também é possível encontrar o que se procura como numa loja física, nos setores específicos, como o "Sala & Quarto", ou o "Jardim & Quintal".

De olho nos detalhes

O sucesso das lojas virtuais no país apontam para uma mudança no comportamento do consumidor. Os números confirmam que esta modalidade de compras já é uma tendência no mercado brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, o setor de vendas on-line cresce 27% no país no ano passado, em relação a 2013, e já cresce mais rápido que o comércio convencional, nas lojas físicas: foram mais de cinco milhões novos consumidores em 2014.

Sinal de que o brasileiro está criando confiança. Porém, é sempre bom tomar certos cuidados na hora de fazer compras pela internet. Sempre vale a pena pesquisar a opinião de outros clientes que compraram na loja. Gaste este tempo, por garantia.

Um computador livre de vírus também ajuda a evitar supressas desagradáveis quando a transação inclui o uso de cartão de crédito. O ideal é criar uma conta própria, onde ficam armazenados todos os dados de compra. No site da Collector, por exemplo, só é possível fazer a primeira compra depois de receber uma chave de segurança, no e-mail pessoal.

A loja também oferece uma outra modalidade de compra que virou uma tendência: a lista de casamento virtual. Os convidados podem entrar, acessar a lista e comprar os presentes que foram escolhidos pelos noivos. Uma mão na roda em dois sentidos: facilita a vida de quem vai comprar e o presente é entregue no endereço informado pelo casal.

Escola seu estilo

Preparamos um guia rápido de decoração para ajudar quem vai fazer a compra dos acessórios pela internet. Veja qual estilo combina com você e com a sua casa:

1) Clássica: Geralmente tem relação com a arquitetura da casa, já que requer um pé direito alto para receber móveis suntuosos. Em termos de acessórios, a preocupação é com a simetria, com o uso de um grande número de tapetes, almofadas, cortinas, molduras e puxadores. Tudo em cores sóbrias como o nude, o preto e o azul escuro.

2) Contemporânea: Mobiliário minimalista e linhas marcadas são a marca desta escolha estética, pontuada por cores fortes e inspiração artística. Os acessórios devem ser funcionais e há espaço para a criação, em cores vibrantes como o vermelho, o laranja e o verde.

3) Chic casual: Muito conforto, com o uso de um número grande de almofadas e cortinas em tons claros que dão o toque de casa da avó. O importante é criar harmonia a partir de tons claros e estampas florais, com muito espaço para o estilo individual.

4) Rústica: Este estilo também costuma ter relação com a arquitetura da casa, marcada por vigas expostas, uso de pedra e muita madeira. Para os acessórios, as cores claras fazem a harmonia com a sobriedade do ambiente.

5) Minimalista: O mais funcional dos estilos prima pela ideia de que menos é mais. A predominância é do branco, com complementos cinza, preto ou de tons neutros. A estética clean combina bem com almofadas, cortinas e molduras em linhas retas.

6) Romântica: A elegância e a delicadeza marcam este estilo. É comum o uso de mobiliário retrô com puxadores sofisticados, além de almofadas e sofás de rendas, e tecidos florais ou listrados.