Releases 25/07/2019 - 13:56

Rede de Franquias marca uma revolução na Fisioterapia


Fortaleza, CE--(DINO - 25 jul, 2019) -
Uma iniciativa do fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro em 2003, ao desenvolver um programa de tratamento conservador (RMA da Coluna Vertebral) direcionado para as lesões da coluna vertebral, deu início à jornada que, mais tarde, levaria à constituição de grandes franquias de Fisioterapia no país. 


O programa de fortalecimento da musculatura responsável pela sustentação e estabilização da coluna, através de diversas técnicas da Fisioterapia, baseadas na literatura científica e associadas à tecnologia, foi aplicado em clínicas próprias até 2006, quando surgiu a necessidade de disponibilizá-lo aos pacientes de todo o Brasil através do sistema de Franchising. Para isso, criou-se um modelo de negócio, o ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral). A empresa possui hoje 8 unidades próprias e 85 unidades franqueadas em todo o país.


A partir dessa experiência, Dr. Helder Montenegro também identificou a necessidade de uma solução para o pós–tratamento dos seus pacientes. Nasceu, então, em 2012, o Instituto Pilates, Rede de Estúdios de Pilates desenvolvida ao longo de dois anos de estudos em conjunto com a Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRColuna) e o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral). O objetivo principal da metodologia desenvolvida nessa segunda Rede é fortalecer a musculatura de sustentação da coluna, de modo a prevenir possíveis episódios de dores, destacando-se tanto na área da prevenção como no pós-tratamento (evitando as recidivas no caso de pacientes que já sofriam com dores e foram submetidos a algum tratamento para coluna). A empresa possui hoje 4 unidades próprias e 24 unidades franqueadas em todo o país.


Em 2014, em parceria com o fisioterapeuta Thiago Fukuda, iniciaram-se estudos para um spin-off do ITC Vertebral (mesmo modelo de negócio, mas aplicado para as articulações do Joelho e Quadril). Fundamentado em um protocolo de reabilitação das lesões de membros inferiores, desenvolvido ao longo de dez anos de pesquisas, nasce, em 2015, o Instituto Trata – Joelho e Quadril com a proposta de entregar aos pacientes excelência técnica, tecnologia e atendimento personalizado, tudo isso através de um tratamento não invasivo. A empresa possui hoje 2 unidades próprias e 63 unidades franqueadas em todo o país.  


Mais recentemente, em 2018, nasceu, em parceria com os fisioterapeutas Thiago Fukuda e Amir Curcio, a FisioPop, Rede de clínicas de Fisioterapia popular, voltada à população com menor poder aquisitivo, mas que precisa de atendimento com qualidade e efetividade. A FisioPop opera com tratamento direcionado a todas as articulações e lesões musculares, a saber: coluna, ombros, mãos, quadril, joelho e pé. Com um protocolo técnico específico, desenvolvido para esse público alvo, o fisioterapeuta da FisioPop atende dois pacientes de forma simultânea, permitindo, assim, a manutenção da qualidade do atendimento e, ao mesmo tempo, a possibilidade de faturamento, frente à redução do ticket médio proposto pela Rede. Apesar de ser um novo modelo de negócio na área da Fisioterapia, a FisioPop revela grande potencial, uma vez que possui a maior possibilidade de ganho de escala entre as unidades de negócios do grupo. A empresa possui hoje 15 unidades franqueadas e mais de 40 unidades em processo de implantação. 


O Grupo 


O conjunto formado pelas unidades de negócio descritas constitui o atual Grupo Velas – Holding de Franquias. São empresas que atuam, portanto, no Sistema de Franchising, sempre na área de Fisioterapia. As operações são integradas e servem a todas as Redes, sejam clínicas próprias ou franqueadas. 


A atuação do Grupo é dividida em dois papéis: desenvolver os negócios próprios e servir aos clientes, através de cessão de marca, do desenvolvimento de tecnologias, do desenvolvimento de soluções práticas e a transferência de Know-how. Os clientes são mandatoriamente fisioterapeutas graduados e com experiência prática e teórica, aptos a aplicarem as metodologias propostas.


Cada franquia recebe o máximo de suporte da respectiva franqueadora. Seja no campo clínico, administrativo ou financeiro. Um conjunto de estratégias foi desenvolvido para oferecer um acompanhamento permanente aos franqueados: orientações sobre como formar e gerir uma equipe, noções e aplicação do marketing, controle financeiro (investimentos e lucros), administração clínica e demais necessidades identificadas. 


Inovações


Em 2018, identificou-se a necessidade de investir em uma atualização do Sistema Fisio, ERP exclusivo utilizado pelas unidades franqueadas e próprias. Montou-se um time e um projeto que transformou esse sistema em uma solução para clínicas e pacientes: o Scal.


De um lado, as clínicas passaram a ter um sistema mais robusto, de simples operação e com várias leituras acerca da performance do negócio. Do outro, o paciente dispõe de uma aplicação para busca de profissionais, agendamentos e acompanhamento dos seus atendimentos. A solução desenvolvida mostrou potencial para ser lançada aos demais profissionais do mercado, o que denota ao Scal características de nova unidade de negócio. 


Mais recentemente, o Scal também foi atrelado à Inteligência artificial com a proposta de qualificar os atendimentos pela condução à tomada de decisões clínicas mais assertivas. Além disso, em parceria com o Parque Tecnológico da UNIFOR (Universidade de Fortaleza), o Grupo Velas está desenvolvendo um robô para extrair e compilar dados científicos universais sobre lesões da coluna vertebral. A proposta é de sempre atribuir mais qualidade aos atendimentos fisioterapêuticos.


O Grupo alcançou, neste ano, a quarta premiação consecutiva “Melhores Franquias do Brasil”, promovida pela Serasa Experian e Revista “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, e segue entregando mais ideias, soluções, ferramentas, processos e tudo que possa ajudar os fisioterapeutas a desenvolverem seus negócios e suas carreiras.



Website: http://www.heldermontenegro.com.br