Campinas - SP--(
DINO - 12 dez, 2016) - Aos 96 anos de fundação, a Associação Comercial e Industrial de Campinas, (ACIC) traça um panorama de sua atuação como a principal representante do comércio e dos serviços de Campinas junto à sociedade e às instâncias de poder público. Sede da 7ª Região da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), que congrega 37 municípios, a instituição apresenta uma trajetória ascendente e segue em seu objetivo de desenvolver e qualificar empresas e empresários de Campinas e região, com vistas ao fomento da competitividade, ao fortalecimento econômico e à geração de riquezas no município e em nível regional.
A ACIC adota modernos conceitos de gestão, alinhados à realidade exponencial, o que contribui para a apresentação de resultados positivos. O desempenho em suas atividades rendeu à ACIC, pelo segundo ano consecutivo, entre as cidades de grande porte, o prêmio AC Mais, na categoria "Gestão. Concedida pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), a premiação destaca e reconhece as Associações Comerciais que apresentam as melhores práticas e resultados. "Receber esse prêmio é uma grande honra. Demonstra que estamos no caminho certo para atender com excelência às necessidades dos associados e demais partes interessadas", diz a vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi, também vice-presidente da FACESP e presidente da RA-7.
O modelo de gestão da Associação impacta diretamente base de associados, que duplicou de 2011 a 2016 e, atualmente, é composta de empresas de varejo (48%) e empresas de serviços (49%). O quadro de colaboradores também dobrou nos últimos cinco anos. Hoje, 60% deles têm menos de 30 anos e, esse encontro de gerações torna-se altamente positivo para a produtividade da equipe. Vale destacar, ainda, a política de equidade de gêneros adotada, que segue uma tendência mundial, com a maioria dos cargos de liderança ocupada por mulheres.
Com sua missão, seus valores e seu propósito bem definidos, a ACIC ajuda o empresário a compreender os desafios da Era da Informação e a encontrar soluções para alavancar o seu negócio. "A ACIC é um objeto de desejo. Quem se associa o faz porque tem o mesmo perfil inovador que propomos e apresenta interesse em efetivamente crescer", afirma o gerente executivo da Associação, Leandro Diniz.
Ao atuar em prol de três frentes: acesso à educação empreendedora com o mais alto grau de excelência; intermediação junto ao poder público acerca de questões de interesse da iniciativa privada para criar oportunidades e gerar negócios; e oferta de soluções para reduzir o custo das empresas, a Associação Comercial contribui para consolidar Campinas como polo de inovação, alta tecnologia e como porta de entrada e saída para o mercado externo.
A plataforma de ferramentas facilitadoras oferecidas pela ACIC é flutuante e vai ao encontro da necessidade do associado. "Estamos sempre em busca de respostas aos seus anseios e, para breve, pretendemos trazer uma nova discussão com conteúdo de tendência e inovação", antecipa Diniz.
Hoje, o associado dispõe de um amplo leque de benefícios como campanhas promocionais, educação empreendedora, consultorias e serviços da Junta Comercial, do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), de Certificado Digital e de Origem, entre outros. São ações para garantir ao empresário maior eficiência na gestão do seu negócio, criar oportunidades de network e facilitar o acesso a ferramentas que possibilitem proporcionar ao cliente a experiência de consumo tão imprescindível para o sucesso das empresas nos dias atuais.
Outros exemplos do comprometimento da ACIC para com o segmento de comércio e serviços são os dois eventos, já referências no interior de São Paulo, realizados anualmente ? Fórum Regional do Varejo e Semana de Negócios e Empreendedorismo. Ambos unem-se a outras ações, como as participações no maior evento de varejo do mundo, Retail´s Big Show, em seu objetivo de disseminar as tendências e os novos rumos do varejo, além de fomentar a cultura empreendedora em Campinas e região.
"Somente neste ano, o Fórum e a SNE proporcionaram 310 horas de educação empreendedora e impactaram diretamente mais de quatro mil pessoas, de diferentes localidades, inclusive da capital paulista, o que consolida a representatividade da ACIC no interior do estado e reafirma a crescente vocação de Campinas como polo também no segmento do varejo", explica Guilherme Campos Jr., presidente da ACIC, vice-presidente da diretoria executiva da FACESP e também presidente dos Correios.
O impulso à cultura empreendedora de Campinas é uma das principais bandeiras da ACIC, que atuou, ao lado da Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para melhorar o quesito "Ambiente Regulatório", um dos sete analisados pela organização Endeavor para a elaboração do Índice de Cidades Empreendedoras - Brasil. De 2015 para 2016, Campinas subiu de 24º para 9º lugar nesse quesito, o que contribuiu para elevar a cidade de 5ª a 3ª colocada no ranking nacional. "O trabalho em conformidade às políticas de desenvolvimento econômico, realizado pelo escritório regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) em Campinas, em parceria com a ACIC e a Prefeitura é primordial para alcançarmos esse desempenho porque contribui para desburocratizar o processo de abertura de empresas", diz Adriana.
A ACIC participa de intermediações junto ao poder público, que representem incentivos ao crescimento das empresas. Neste ano, uma das vitórias alcançadas com o empenho da Associação e de outras instituições, foi o projeto Crescer sem Medo, que amplia o teto para adesão ao Supersimples e regulamenta a figura dos investidores-anjo. "Nosso foco vai além do incremento do comércio local. Temos representatividade em importantes conquistas para o empresariado, como o fim da CPMF, a Lei de Olho no Imposto, a do Micro Empreendedor Individual (MEI), a do Simples Nacional e a Geral da Micro e Pequena Empresa, dentre outras", completa Campos Jr.
Website:
http://acicampinas.com.br