São Paulo--(
DINO - 26 fev, 2016) - Democrart existe no mercado online desde 2010 com o propósito de tornar a arte acessível para todos os públicos. O site criado por Bruno Rampazzo, empresário que atuou no mercado financeiro e apreciador de arte, trabalha com o conceito de vendas de "múltiplos", séries exclusivas e limitadas de obras idênticas, numeradas e assinadas. Segundo o criador, apostar em múltiplos é uma maneira de democratizar a arte, permitir a aquisição de uma peça que talvez só fosse contemplada em grandes coleções, prezando pela qualidade do material e protegendo os direitos dos artistas. Com o sucesso do inovador e-commerce, que disponibiliza mais de 1500 obras entre pinturas e fotografias, em dezembro, a marca inaugura a sua primeira galeria física.
Com um investimento inicial de R$400.000,00, o showroom de 130m², localizado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1325, endereço que abriga as principais lojas de decoração e galerias de arte de São Paulo, contará com grande parte do acervo do site, que inclui mais de 170 artistas. Democrart representa nomes como Dalmau, Isabelle Tuchband, Newton Mesquita, 8 Coletivo, a cubana Mabel Poblet, o português Jorge Maia, e do graffite, Vermelho e Binho Ribeiro. No local estarão disponíveis pinturas e fotografias impressas em tela e papel de algodão com qualidade fine art. O cliente ainda terá a opção de optar por um acabamento em metacrilato, técnica em que a fotografia é embutida entre duas placas de acrílico, prontas para serem penduradas nas paredes, dispensando qualquer outro tipo de moldura, esse acabamento permite maior brilho e contraste à obra. Outra possibilidade que a empresa oferece é a impressão de fotografias de acervo pessoal do cliente com o mesmo padrão de qualidade utilizado em galerias.
Democrart contou com curadores de arte urbana para selecionar o seu acervo, fotógrafos internacionais e contemporâneos, material de artistas renomados e novos talentos. Os valores dos múltiplos variam de R$ 390,00 a R$ 9.000,00, enquanto uma obra original chega a custar em alguns casos até 20 vezes mais. O modelo de negócio conta com um único sócio investidor, Kees Kollen, fundador da Booking.com e referência mundial no segmento de mercado online.
Rampazzo define que a variedade, qualidade, preço e o atendimento, são os principais diferenciais de sua marca que já desperta interesse de empresas internacionais. Com a abertura da loja física, o empresário espera investir, no próximo ano, cerca de R$2,5 milhões e faturar R$8 milhões, o dobro que faturou este ano com a plataforma digital. Para 2016 também está prevista a abertura de 5 franquias da marca, onde serão selecionados candidatos que tenham o perfil para representar a marca.