Releases 16/03/2017 - 14:49

Engenheiro está desenvolvendo uma nuvem artificial para combater incêndios florestais


(DINO - 06 mar, 2017) - Em pesquisa por mais um trabalho para enriquecer minha especialização em comunicação, buscando assuntos ligados a divulgação especializada e novas tecnologias, me deparei com um website sobre um projeto inovador. E curiosamente falando sobre algo de interesse público. O combate ao fogo florestal, e o que mais me chamou a atenção é a curiosa forma de combater incêndios, usando nuvens artificiais. No website o criador explica como está trabalhando neste projeto, e sobre o lançamento do crowdfunding para arrecadação de verbas para tirar o projeto papel. E assim o entrevistei para adquirir mais informações.

Tecnicamente apelidado de Swarm Project ou (projeto enxame) que são nuvens artificiais geradas por pequenos e poderosos DRONES com autocomunicação. Uma ideia baseada nos enxames de abelhas que se comunicam entre si, e em conjunto. No caso com pequenos DRONES sendo projetados, para formar nuvens artificiais e combater incêndios. Porém, além de água, será usado pequenas cápsulas ainda em estudo contendo um material baseado em nanotecnologia que se espalha por uma grande área. Assim, os DRONES lançariam essas cápsulas e água também. A cápsula ao atingir o fogo se rompe lançando um material de combate ao fogo, cortando um componente do triângulo do fogo. Ainda há dúvidas sobre a eficiência, tanto do projeto, quanto sobre se a água ou esse material terá mais efeito.

Na atualidade se usa custosos aviões e helicópteros especiais para combate a incêndios, no qual a maioria dos países não possuem. Foi assim que a ideia para esse projeto surgiu! Por que usar helicópteros caros, poluentes e muitas vezes ineficientes para combate a incêndios florestais, se podemos gerar nuvens artificiais e automatizar tudo? E sem colocar a vida de pilotos em risco?

E foi com uma pergunta como esta que o engenheiro mecânico Edilson Gomes de Lima está lançando o projeto da nuvem artificial. Este projeto não busca lucro, mas apenas aliviar ou acabar com o problema dos incêndios florestais. O plano é tentar salvar milhões de animais e plantas que são queimados vivos todos os anos. Assim usar uma nova tecnologia, incluindo pequenos DRONES, formando enxames e consequentemente uma nuvem artificial para combate a incêndios. Embora a ideia seja fácil de compreender, a tecnologia envolvida é realmente complexa, mas possível.

Nessa rápida entrevista, o engenheiro disse: "infelizmente incêndios florestais existem e continuarão a existir cada vez mais. E uma vez iniciado as consequências para a natureza, aos humanos e ao planeta são devastadoras. Então, uma vez assistindo pela TV um animal sendo socorrido, todo queimado, e o bombeiro lhe dando água na boca. Era visível o pedido de socorro no olhar do animal, e o que o fogo pode causar a natureza. Desde esse dia, essa cena atormentou minha mente. E daí surgiu a ideia de se criar uma nuvem artificial. Algo que possa levar chuva de forma forçada aos locais em que as máquinas humanas atuais não têm acesso fácil, com o uso de DRONES cargueiros de pequeno porte, porém aos milhares, formando um verdadeiro enxame, ou melhor, uma nuvem artificial. Sim, é possível! Por que não? "

O projeto ainda está no berçário, no estágio de divulgação e estudos de viabilização inicial, embora os esboços de engenharia básica já iniciados. A viabilização do projeto será iniciada de acordo com os resultados da primeira captação, por financiamento coletivo e doações ao projeto na Fundação Nuvem Artificial. Nesta primeira etapa será angariado além de recursos, ajudas diversas e parcerias. Após a primeira etapa concluída, será dado o passo para a segunda etapa. Até o lançamento da plataforma piloto, para a realização dos testes iniciais em alguns anos. E após este primeiro lançamento piloto, será lançado o projeto final. É importante notar que o valor simbólico inicial é apenas para dar lançamento ao projeto.

E o financiamento coletivo? Este é o cerne do negócio agora. Como o projeto é Internacional e sendo útil para centena de países, o mesmo foi recentemente lançado. Este é o primeiro financiamento coletivo para captação da primeira fase do projeto que contempla divulgação, estudos de engenharia básica e parcerias estratégicas, para após então entrar na segunda etapa do projeto. E encarecidamente pedimos a qualquer pessoa que queira ajudar com uma colaboração. Todos que queiram ajudar a combater os incêndios florestais criminosos ou não, que possa entrar neste projeto com pequenos valores no crowdfunding no Brasil pelo Kickante ou no exterior pelo Indiegogo. Juntos poderemos criar a primeira Nuvem Artificial para combater os incêndios florestais em áreas de acesso difícil.

Sem a ajuda de pessoas colaborando no financiamento coletivo ou de outras formas este projeto não irá progredir. O projeto não possui fins lucrativos e o intuito está em resolver um problema que é do interesse de todos. A ideia deste projeto como inventor é o de o tornar um conceito, e deste conceito se espalhar pelo mundo. Se este projeto der certo, o conhecimento adquirido será a recompensa aos envolvidos. E este projeto é apenas a base para algo maior que está ainda na prancheta de projetos, de utilidade pública. A realidade é que se este sonho for realizado, e os incêndios florestais ganharem uma solução já será uma grande recompensa.

O Website oficial do projeto é: https://artificialclould.wordpress.com

O responsável pelo projeto Nuvem Artificial também está pesquisando o desenvolvimento de outros projetos. Um destes é a impressão terceirizada de nanoCHIP/RFID pelo processo de nanolitografia. Um processo extremamente caro, mas possível quando terceirizada a produção em outros países. Estes nanoCHIPS/RFID são praticamente invisíveis, e servem para ser inseridos em peças mecânicas para rastreamento. Os nanoCHIPS poderão ser inseridos em peças de carros para rastreamento e para Internet das coisas. Além de outros projetos que estão em pesquisa e que logo serão divulgados.
Website: https://artificialclould.wordpress.com