Releases 03/09/2013 - 10:11

WIN Consortium recebe 3 milhões de euros do EU FP7, concedidos para a realização do WINTHER, pr


PARIS--(BUSINESS WIRE)--3 de Setembro de 2013--O WIN Consortium (www.winconsortium.org) em medicina personalizada contra o câncer anunciou hoje que recebeu um auxílio financeiro de 3 milhões de euros do European Union Framework Program 7 (EU FP7) para realizar o WINTHER (WINTherapeutics), o primeiro ensaio clínico de medicina personalizada. Com base no conceito de biologia de sistemas, o WINTHER é o primeiro ensaio clínico que oferece uma escolha de terapia orientada pela biologia de cada paciente para todos os pacientes no estudo.

O EU Health Directorate concedeu o auxílio para o WINTHER por seu mérito científico e design experimental, disse o Dr. Vladimir Lazar, fundador e diretor de operações do WIN Consortium. A Pfizer Novartis e Millennium também concederam financiamento adicional significativo ao WINTHER.

O WINTHER representa um conceito inovador em relação à prática atual de oncologia, que, no melhor dos casos, oferece terapia personalizada orientada pela biologia aos 30% a 40% dos pacientes que apresentam aberrações conhecidas de ADN do tumor e para quem a terapia orientada está disponível. A abordagem inovadora do WINTHER investiga exaustivamente o ADN e ARN a partir de biópsias de tumor duplas e tecido normal correspondente da mesma histologia para cada paciente. Estes dados são examinados por uma ferramenta de bioinformática com o uso de algoritmos para proporcionar uma pontuação de eficácia preditiva para todas as drogas existentes para cada paciente individual.

Jean-Charles Soria, principal investigador global do WINTHER declarou: No WINTHER, para todos os pacientes sem eventos oncogênicos conhecidos do ADN do tumor (representando aproximadamente 60% da população), a escolha da terapia será orientada pela análise do ARN do tumor em relação ao ARN do tecido correspondente normal. Os resultados das análises de ADN e ARN serão investigados por um programa de bioinformática capaz de determinar uma pontuação de eficácia preditiva para terapias anticâncer existentes (padrão ou almejada, de alto custo ou não) para um determinado paciente.

O WINTHER é um estudo acadêmico e internacional realizado em seis centros de câncer membros do WIN Consortium, representando cinco países: Institut Gustave Roussy (França), Vall dHebron (Espanha), Chaim Sheba Medical Center (Israel), Segal Cancer Center (Canadá), UCSD Cancer Center (EUA) e MD Anderson Cancer Center (EUA). Os parceiros de tecnologia e bioinformáticos do WINTHER incluem a Agilent Technologies, a Foundation Medicine, a Ariana Pharma e a Ben Gurion University. A inscrição dos pacientes está em andamento em três países, com a conclusão do estudo programada para 2015.

O estudo do WINTHER demonstra a meta do WIN Consortium de catalisar a colaboração global, multissetorial para avançar as inovações mais promissoras em medicina personalizada contra o câncer , disse Catherine Bresson, diretora da Equipe operacional. Iniciado em 2010 sob a liderança do Institut Gustave Roussy (França) e do MD Anderson Cancer Center (EUA), o WIN representa uma colaboração da liderança acadêmica, indústria e organizações não lucrativas. O WIN é uma organização não governamental sen fins lucrativo com sede em Paris.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

WIN Consortium
Catherine Bresson, Diretora, Equipe operacional
Catherine.bresson@winconsortium.org
+33(0)142114020
www.winconsortium.org