São Paulo--(
DINO - 05 abr, 2017) - Os investidores estrangeiros ou mesmo os nacionais que lidam com fundos de risco costumam acessar cotas de participação em SPEs (sociedades de propósito específico) oferecidas por incorporadores que necessitem de parceiros. Em contrapartida elas recebem uma remuneração do capital investido.
Mas tanto para quem investe quanto para a incorporadora e empreendedores a chave está na comunicação eficiente e ágil sobre o investimento e o
imóvel .
Aqui a Loopimóveis.com ? um dos maiores portais do segmento imobiliário ? traz dicas de como incorporadoras, empreendedores e portais podem se apresentar de forma consistente e clara, buscando evitar ruídos e dúvidas no momento de receber um investidor.
Procure detalhar o que for relevante em apresentação, como por exemplo: histórico da empresa, descrição do produto, estudo da região e do mercado do empreendimento, indicadores de viabilidade econômica e análise dos riscos.
Dependendo do perfil do investidor: situação legal da incorporadora; qual foi o método construtivo; questões de governança, ou seja, como será gerido o projeto e qual será a participação das partes nas decisões estratégicas. É importante, conforme o perfil e porte do investidor que ele veja um planejamento ? a ideia é mostrar ao investidor que há uma gestão sólida por parte da incorporadora.
Formatando uma apresentação enxuta:
Os investidores
imobiliários podem ouvir sua proposta em 2 minutos, isso mesmo. Então, vamos aos itens essenciais para pontuar na apresentação:
1. Localização do projeto;
2. Segmento do imóvel;
3. Unidades e total de metragem quadrada;
4. Percentual de participação ofertado;
5. Quanto já foi investido no empreendimento;
6. Retorno estimado em percentual e período previsto, além de taxa interna de retorno;
7. VGV (Valor Geral de Vendas) do projeto e lucro estimado;
8. Citar o breve histórico da incorporadora e de sua empresa, inclua a demanda de crescimento em termos de taxa de percentual/ ano. Cite seu market share.
Cenário e
Portais imobiliários A taxa de vacância é medida pelo Volume de imóveis disponíveis, ou seja, são aqueles imóveis existentes. Essa equação oferece a chamada taxa de vacância ? que é bem cuja oferta é formada por imóveis na planta, em construção e prontos (estoques), e o volume de observada pelos investidores.
O que ocorre no Brasil é a expectativa na queda das taxas de juros e os ajustes das incorporadoras em relação aos distratos. Mesmo o cenário sendo de reorganização de muitos players do setor, em busca de aumento de capital, há uma visão geral de melhoria do setor como um todo no segundo semestre. Com taxas em queda, a própria sinalização da Selic neste viés e a adaptação dos players da cadeia para pós meio do ano, a taxa de vacância deve cair e abrir possibilidades para o investidor de risco.
Os
portais imobiliários surgem como uma opção mais acessível financeiramente para vários sujeitos da cadeia imobiliária. " Somos uma vitrine dos imóveis novos, investimos cerca de 200 mil reais em Inteligência artificial para facilitar o processo de venda entre os leads e os corretores", explica o sócio-diretor do portal imobiliário Loopimóveis.com, Luiz Eduardo Perna.
De acordo com o diretor e também fundador do loopimoveis.com, Ronnie Sang, a crise econômica iniciada em meados de 2016 foi vista como oportunidade para startups como a que gerencia. Da ideia do portal em 2014 à publicação do portal em 2015, e finalmente a mudança de sede em 2016 de Mogi das Cruzes para Vila Olímpia, demonstra que a Loopimóveis.com cresceu em meio às oscilações do mercado imobiliário.
"Nossa cultura empresarial saiu de empresas como o portal Zilow ou o REA que apostaram nos portais verticais e crescem em bilhões de dólares; observamos que estávamos no mesmo momento de crise e risco que os outros países destas empresas viviam. Em quase um ano de negócios, atingimos o dobro de conversões em relação aos demais portais verticais e no ano passado atingimos 200 mil reais em faturamento", completa Ronnie Sang, do loopimoveis.com.
Os investidores já estão acostumados com os riscos do setor, fato é que a era digital e toda a tecnologia estarão acessíveis para agilizar uma tomada de decisão e bem na hora de reaquecimento do setor, afinal injeção de capital é benefício para toda a cadeia.
Website:
http://loopimoveis.com/