São Paulo-SP--(DINO - 20 mar, 2015) - Apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o causador principal por mortes que poderiam ser impedidas em todo o planeta, o consumo de cigarro é um mal que atinge todas as idades, incluindo em grande número, os jovens. Um estudo realizado feito pela OMS prevê que há em todo o mundo, 2 bilhões de pessoas que fumam, o que corresponde cerca de um terço da população adulta mundial.
Parar de fumar é um desejo de milhares de pessoas, porém, a dependência pelo cigarro causada pela nicotina é um desafio que dificulta até mesmo os que possuem muita força de vontade. Causadora principal do vício, a nicotina também pode ainda elevar a pressão arterial, causar o avanço da frequência cardíaca e a diminuição dos vasos sanguíneos, podendo ocasionar a hipertensão.
O cigarro possui quase 5 mil substancias tóxicas, como o alcatrão, que é responsável pelo assustador número de compostos cancerígenos, que passam de 40. O monóxido de carbono é outra substância gerada pelo cigarro, e dificulta a oxigenação de muitos órgãos, causando doenças como a aterosclerose, que interrompe a passagem de sangue nos vasos sanguíneos.
Os números de consequências causadas pelo cigarro chamam a atenção e comprovam os danos que este vício traz para os fumantes de todo o Brasil. Segundo números da OMS, a ligação do tabaco possui relação direta com mais de 50 doenças, o que representa a extensa porcentagem de 90% das mortes de câncer de pulmão, 85% das mortes por bronquite/enfisema, 25% dos acidentes vasculares (AVC) e 30% das incidências de câncer de boca.
Os números preocupantes não param. Ainda sobre os estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), assinalam quem em 20 anos mais de 10 milhões de pessoas irão morrer devido a doenças causadas pelo tabaco, sendo que atualmente este número passa dos 5 milhões de pessoas.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA), que é vinculado ao Ministério da Saúde Brasileiro é um dos mais importantes institutos do mundo que realizam estudos sobre os males que o cigarro causa.
Parar de Fumar realmente se torna uma necessidade quando o INCA ainda revela mais causas preocupantes sobre o que o cigarro é capaz de causar, como impotência sexual, câncer de estomago e laringe, angina, renites alérgicas, trombose, leucemia, além do temido câncer de pulmão.
Em pesquisa feita no ano de 2013, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), fez uma pesquisa onde foi identificado que mais de 11% da população do Brasil continua fumando. São mais de 200 mil mortes no país em decorrência de doenças causadas pelo cigarro, sendo que em 2012, mais de 23 mil mortes foram ocasionadas por câncer de pulmão e mais de 4 mil de câncer de laringe. Com os números de 2014, estima-se que os casos de câncer de pulmão cheguem a quase 30 mil e os de câncer de laringe a 7 mil ocorrências.
Parar de fumar não é apenas vontade de quem é fumante, mas também das políticas públicas, lideradas pelo Ministério da Saúde. Uma lei federal de 1.996 (lei n°9.294¬) deixou mais restrita a propaganda de cigarros e produtos relacionados ao tabagismo.
Sancionada pela Presidenta Dilma Rousselff, no dia 03 de dezembro de 2104, a Lei Nacional Anti Fumo n°12.546, possui o objetivo de restringir o uso de cigarro em ambientes de caráter público, além de ser mais severa contra estabelecimentos comerciais que não cumprirem a lei. As multas para estes estabelecimentos vão de 2 mil a 1,5 milhões de reais
A proibição da venda online de cigarros foi outra medida tomada no país. A Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, divulgou no Diário Oficial da União, uma resolução determinando o impedimento do comércios e da importação de cigarros eletrônicos. Tal medida vale para todo o território brasileiro.
Apesar de todos os meios que a indústria do cigarro cria para comercializar o produto, cada vez mais métodos novos com o intuito de combater o tabagismo estão surgindo com grande eficácia e obtendo reconhecimento de pessoas que querem parar de fumar.
Os sprays bucais, ainda novos neste mercado, são boas alternativas já que são baratas e por sua vez tem ganhado notoriedade pela eficiência no tratamento contra a dependência do cigarro, fazendo muitas pessoas em todo mundo a deixarem o cigarro. Nos Estados Unidos e na Europa estes produtos estão fazendo muito sucesso devido aos resultados alcançados. No Brasil também já existe este novo tratamento para parar de fumar. O Nicomentol é um spray vendido através do 0800 942 3000 e diretamente pela empresa
Saúde Garantida Lucas Amorim, comerciante, 34 anos, da cidade de São Paulo, fumava desde os 14 anos e por muitas vezes tentou parar de fumar, porém, as tentativas sempre foram em vão. Lucas explica que tentou outros métodos, mas a vontade só aumentava, era difícil largar o vicio de uma vez. O paulistano diz que um dos segredos de
Nicomentol é não sentir forçado a parar de fumar de uma vez, pois, já que parou de fumar fumando.
"Foram muitas vez que tentei parar de fumar, mas quanto mais eu forçava a vontade aumentava mais. Há tratamentos que mandam você largar de uma vez e isso aumenta ainda mais o desejo em fumar. A diferença do tratamento de Nicomentol é justamente poder fumar enquanto fazemos o uso do spray. Eu não tinha que desafiar meu cérebro, era livre, mas já no cigarro já pude perceber uma diferença no gosto cigarro, até que me dei conta que não conseguia mais fumar. A luta foi grande, mas de forma muito simples consegui parar de fumar", conta Lucas.
Essa nova forma de tratamento para parar de fumar também foi essencial para a diarista Cristina Martins, 46anos, de Londrina, no Paraná. Fumante desde os 22 anos, Cristina foi outra dependente do cigarro que tentou inúmeras vezes parar de fumar. Após receber a sugestão de uma vizinha que também fez o uso de Nicomentol, a paranaense resolveu tentar e diz não se arrepender.
"Era um sonho parar de fumar, tentava tudo, mas nunca conseguia. Eu consumia 02 maços por dia de cigarro, e isso me atrapalhava muito nas faxinas já que não fôlego para trabalhar o dia todo. Mas uma vizinha me falou do spray de Nicomentol e resolvi tentar, e foi a coisa mais certa que fiz. Parei de fuma com 19 dias usando o spray." explica.