Porto Alegre/RS--(
DINO - 02 out, 2017) - O segmento de reparação e manutenção automotiva segue crescendo consideravelmente nos últimos meses devido a demanda de carros circulando pelo país. Em 2006, o país tinha um carro para 7,7 habitantes. Atualmente, o número é de 1 carro para 4,81 habitantes. Com o crescimento da frota, o mercado passa a ser uma boa opção de investimento. Dos quase 43 milhões de veículos da frota brasileira, 35.6 milhões são automóveis.
Fundada em 1995, a Make-up Reparação Automotiva passou a atuar no ramo de franquias em 2005, direcionando seus serviços para suprir demandas do mercado de seguros auto. De lá pra cá, a empresa já possui 3 unidades próprias e 25 franqueadas, que estão espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo.
Em 2017, a franquia conquistou, pelo sexto ano consecutivo, a cotação cinco estrelas no prêmio de Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Além disso, desde 2013, por cinco anos consecutivos, em reconhecimento dos serviços prestados para sua rede de franqueados, a Make-up é certificada com o Selo de Excelência em Franchising concedido pela Associação Brasileira de Franchising.
De acordo com Fabiane Nunes, diretora executiva da Make-up, o mercado é favorável para este segmento pois a demanda por esta seção sempre irá existir, mesmo que o consumo por carros novos cresça novamente. Prova disso é o crescimento do faturamento da rede, que atingiu R$ 40,5 milhões em 2016, e tem previsão de atingir R$ 44,85 milhões até o final de 2017.
Com o crescimento do número de franquias (em 2017 o setor de Franchising teve aumento de 6,8% no faturamento do 2º trimestre, comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising - ABF), a Make-up decidiu inovar com um novo modelo de negócio. Trata-se de uma franquia em Concessionárias, onde a unidade de funilaria e pintura passará a contar com a gama de serviços e inteligência de gestão do setor.
"Esse projeto é um embrião antigo e que decidimos "tirar da gaveta", durante o programa Empreendedores Promessas da Endeavor. Com objetivo de aumentar a nossa capilaridade, ganhar escala e atuar em novos canais, desenvolvemos o projeto ao longo de 2016 e agora está sendo executado na Concessionária Pinho, em Torres. Através desse novo modelo de negócio, aplicamos o nosso conhecimento, ferramentas e metodologia em gestão de reparação automotiva. O investimento neste modelo de franquia é baixo pois o concessionário via de regra, já tem toda a estrutura física necessária", explica Fabiane. A estimativa é de que o faturamento da unidade aumente exponencialmente com o novo modelo de negócio.
Por Beatriz Valle
Website:
http://www.makeupautos.com.br