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DINO - 30 jan, 2019) - O e-commerce entrou de vez na vida dos brasileiros. Dados da 38º pesquisa Webshoppers, do Ebit, mostram que o comércio online faturou R$23,6 bilhões no primeiro semestre de 2018, um aumento de 12,1% em relação ao ano anterior. Deste montante, 32% das transações foram realizadas por meio de dispositivos móveis. Diante deste cenário, fazer com que o seu produto se diferencie na internet se torna cada vez mais necessário para atender um consumidor exigente e multicanal. Por esta razão, 2019 deve ser o ano em que as marcas precisarão rever sua estratégia digital de marketing a fim de oferecer a melhor experiência ao consumidor e influenciar positivamente o momento crítico da compra. Aqueles que optam por adquirir um produto pela internet querem muito mais do que encontrar o melhor preço. Pesquisas mostram que 91% destas pessoas acreditam que o conteúdo detalhado sobre o item desejado é fundamental na hora da compra. Ou seja, os consumidores clamam por informações de qualidade. Adequar o produto às necessidades do varejo online também inclui, é claro, o marketplace. Afinal, ele foi o principal responsável por 19,9% da taxa de crescimento desse mercado em 2017, segundo a mesma pesquisa do Ebit. Saber trazer a voz da marca à tona pode ser decisivo para aproximar o consumidor do produto e fazer com que isso se torne uma experiência de sucesso com a empresa. Um exemplo é que 80% destes usuários pesquisam informações online antes de adquirir o produto. Outro dado mostra como conteúdo pode ser decisivo nesta experiência: 25% das devoluções no e-commerce são por erro de especificação do item comprado. Assim, o chamado e-content ou vitrine digital tem o objetivo de reverter esse cenário ao agregar conteúdo à marca de forma criativa, gerando uma experiência de compra positiva. Para o consumidor, encontrar as informações certas, de forma simples e rápida é fundamental na trajetória em busca do produto almejado, o que pode resultar em fidelidade com essa marca no futuro. Se antes melhorar a experiência do consumidor era sinônimo de alto custo e personalização, hoje a vitrine digital soluciona esse desafio: combina a singularidade do produto com escalabilidade, ou seja, preserva a experiência com aquele determinado item, ao mesmo tempo que oferece a padronização técnica exigida pelos principais varejistas. Isso já ocorre em um terço de tempo e custo do passado. Além disso, pense que para os mecanismos de busca, ou seja, para o seu produto ser encontrado com facilidade, o conteúdo é fundamental. Com informações mais detalhadas, as reclamações sobre o produto no SAC também diminuirão e os custos com logística reversa também serão economizados.Por fim, com vitrine digital todos ganham: a marca, pois terá mais chances de converter um lead em compra; o varejo, pois ele poderá utilizar o conteúdo e também atrair consumidores; e o mais importante elo dessa cadeia, o cliente, que se sentirá mais seguro diante da compra e à vontade para voltar. * Flávio Salomão é CEO da ISEE, empresa pioneira na gestão de conteúdo de produto para e-commerce e tecnologia própria para criar, gerenciar a distribuir conteúdo para os e-commerces, promovendo páginas de produto perfeitas e aumento de conversão.