Brasil--(
DINO - 18 mar, 2019) - As declarações do imposto de renda já começaram, entre 7 de março e 30 de abril, os contribuintes podem entregar pela internet (no site da Receita Federal) ou no aplicativo da Receita em tablets ou smartphones. Mas o que pouca gente sabe é possível ficar em dia com a Receita Federal e ainda ajudar quem precisa. Por meio do Fundo da Infância e Adolescência, o FIA, pessoa física pode destinar até 3% do Imposto de Renda para instituições sociais até 30 de abril, prazo final para a entrega da declaração. A destinação dos recursos para o FIA não interfere em outras deduções e não gera custos para o doador.
Em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, o Ramacrisna é uma dessas instituições que recebem doações por meio do FIA. E este ano é ainda mais especial para a ONG, já que ela completa 60 anos. Atualmente a instituição atende, além da comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim, outras dez cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2018, o Instituto atendeu mais de 87 mil pessoas em sua sede e em parceria com o Poder Público.
Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna, ressalta que a doação por meio do FIA é uma maneira segura para quem quer contribuir com projetos sociais. 'É a oportunidade que o contribuinte tem para escolher qual projeto quer ajudar. Ele tem a liberdade de destinar parte do seu imposto de renda para uma instituição que ele acredita em seu trabalho. E o Ramacrisna é apto a receber essa doação. Há 60 anos trabalhamos para transformar vidas e o contribuinte pode nos ajudar nessa missão'.
O FIA é amparado pela Lei Federal nº 8.069/90 e tem como objetivo arrecadar recursos para financiar projetos que atuam na proteção e defesa dos direitos da criança e adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nessa área e são fiscalizados pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Não é gerado nenhum custo extra para o contribuinte, já que a doação leva a Receita a destinar parte do valor que ficaria com ela para uma instituição.
Como doar
As pessoas físicas devem fazer a declaração no formato completa e caso a pessoa física tenha restituição a receber, imposto a pagar ou se o imposto pago durante o ano for o valor exato devido, também poderá contribuir.
Ao acessar o programa da Receita Federal, na aba 'Resumo da Declaração', o contribuinte deve selecionar o tópico 'Doações diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente' e clicar em 'Novo';
2. Selecionar na UF oestado de MG e localizar omunicípio de Betim;
3. Logo após, verificar o 'Valor Disponível para Destinação' e copiar o número para o campo 'Valor' acima;
4. Após clicar em 'OK' é preciso selecionar a aba 'Darf - Doações Diretamente na Declaração - Estatuto da Criança e do Adolescente', imprimir o documento e realizar o pagamento até o vencimento.
5. Por fim, enviaro comprovante de pagamento do DARF para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (
cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para o Ramacrisna (
ramacrisna@ramacrisna.org.br), informando que a doação será destinada ao Instituto Ramacrisna.
Em caso de dúvidas sobre o processo de destinação do Imposto de Renda, entre em contato com a Ramacrisna pelo site
www.ramacrisna.org.br/destinacao-ir/ ou (31) 3438-5500.
Sobre o Ramacrisna
Criado pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva há 60 anos, o InstitutoRamacrisna desenvolve projetos culturais, educacionais, aprendizagem, profissionalizantes, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e nove cidades do entorno. O nome da instituição é em homenagem ao filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu no século 19 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano. Ele se tornou conhecida em todo o Brasil como instituição do Terceiro Setor referência em projetos de autossustentabilidade por possuir uma Fábrica de Telas de Arame. O resultado obtido com as vendas é destinado ao setor social da Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade no atendimento às pessoas amparadas pelos projetos.
O Ramacrisna ainda coleciona, desde sua fundação, diversas premiações renomadas, entre elas o Prêmio Itaú-Unicef, no qual ficou em 1º lugar na regional Minas Gerais e finalista Nacional em 2017 e 2018. O prêmio é considerado o maior do Brasil no campo da educação com a chancela da UNICEF - Fundo das Nações Unidades Para a Infância.Foi selecionada entre as 100 Melhores ONGs para se doar e a melhor em Assistência Social no Brasil pelo Instituto Doar e Rede Filantropia. E ainda está no Ranking internacional 'Great Place to Work (GPTW)', que reconhece os melhores lugares para se trabalhar.
Website:
http://www.ramacrisna.org.br