Releases 29/04/2019 - 11:13

Dr. Lair Ribeiro fala sobre os mitos e verdades dos melhores alimentos do mundo


Brasília - DF--(DINO - 29 abr, 2019) - Ter uma alimentação mais saudável, ficando longe de produtos industrializados: essa pode ser a receita para uma vida longa e sadia. Para o nutrólogo e cardiologista Lair Ribeiro, a natureza é muito rica e oferece alimentos extremamente benéficos para a nossa saúde e os alimentos não só previnem, como também podem curar doenças. Entre eles, o médico destaca aqueles que podem ser considerados os melhores do mundo: o leite materno, ovo, azeite de oliva, óleo de coco e cúrcuma.

Segundo Lair, não há nada que chegue perto do leite materno e do alto poder regenerativo do colostro. Por isso, diz ele, as crianças devem ser amamentadas pelo menos nos primeiros seis meses de vida. Entretanto, de acordo com o especialista, permanecer tomando leite na fase adulta não é vantajoso. "O ser humano é o único ser da terra que continua tomando leite de outros mamíferos na fase adulta. Mais ainda, toma um leite pasteurizado e homogeneizado. E muita gente apresenta sérios problemas com a lactose - que tem quem ser transformada em glicose e galactose no sistema digestório - porque não produz mais lactase, uma enzima que para de ser produzida aos 9/10 anos de idade. Daí termos tantos alérgicos à caseína do leite", ressalta.

Ribeiro também derruba o mito de que ovo faz mal e aumenta o colesterol. "Ovo só aumenta o colesterol se você fritá-lo em óleo vegetal. Tudo que a vida precisa está no ovo. Ele contém proteína, vitaminas, aminoácidos, ácidos graxos e mais. Ou seja, teoricamente você poderia viver só de ovo. Eu mesmo consumo, em média, seis ovos cozidos ao dia", diz ele, que só lembra a necessidade de cozinhar o ovo por sete minutos, tempo suficiente para matar a salmonela e não desnaturar as suas proteínas.

Outro alimento que pode ser consumido indistintamente é o óleo de coco. Rico em fibras, proteínas e ácido láurico, ao cair no estômago se transforma em monolaurina e tem o poder de matar fungos, bactérias, vírus e parasitas. "Dos óleos vegetais de longe é o mais saudável para você usar na cozinha e ainda emagrece, porque é termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo", explica.

O médico recomenda também o consumo diário de azeite de oliva que contribui para o controle do colesterol, favorece a saúde cardiovascular, tem funções antioxidantes e anti-inflamatórias e pode ajudar a prevenir doenças degenerativas. "Entretanto, para obter todos estes benefícios é necessário que ele seja extravirgem, prensado a frio e embalado em vidro escuro para proteger da luz. E nunca frite com azeite. Ele deve ser consumido cru para manter todas as suas propriedades", adverte.

Entre os condimentos, a cúrcuma - também conhecida como açafrão-da-terra e açafrão-da-índia - que pode ser adicionada aos mais diversos preparos culinários, é considerada pelo nutrólogo um dos mais poderosos anti-inflamatórios fabricados pela natureza. "Para se ter ideia, a Índia usa amplamente essa especiaria nas três refeições principais e esse é um dos principais motivos de ser o país com menor incidência de Alzheimer e Doença de Parkinson per capita do mundo", afirma Lair Ribeiro.

Nos dias 25 e 26 de maio, o Dr. Lair Ribeiro estará em Brasília para uma série de palestras no III Congresso Farmacotécnica em Medicina Preventiva (CONFARMED), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O primeiro dia será dedicado à programação do congresso, somente para médicos e nutricionistas, quando o Dr. Lair falará sobre autoimunidade, jejum intermitente, dieta cetogênica e óxido nítrico. No segundo dia, o público poderá assistir à palestra "Vivendo Mais e Melhor, na qual o médico dará dicas sobre como sair da rota do adoecimento, além de ensinar que mudanças as pessoas podem fazer no seu estilo de vida para envelhecer de maneira saudável, com mais energia e vitalidade. As vagas limitadas e os ingressos podem ser adquiridos na Farmacotécnica. Mais informações pelo telefone 3346-1158 ou eventos@farmacotecnica.com.br


Website: http://www.farmacotecnica.com.br