Releases 27/07/2020 - 16:51

Empresário e consultora dão dicas de como se reinventar profissionalmente no mercado de beleza


São Paulo, SP--(DINO - 27 jul, 2020) -
Nos tempos atuais, reinventar-se é medida definitiva para sobreviver, independentemente do setor de atuação. O ramo de beleza não escapou da crise, pelo contrário, foi um dos que mais sofreu e ainda sofre devido à pandemia. 'O mercado de beleza e estética serve de inspiração aos demais setores que estão reinaugurando seus negócios, por isso, é hora de respirar fundo e correr atrás do prejuízo. Aprendi muita coisa durante a live que fiz com a consultora Ana Vecchi, grande referência em business', comenta Prof. Mestre e Doutorando Robson Trindade - TIDD PUC/SP, empresário e consultor visagista.


Uma das dicas mais importantes diz respeito a focar e concentrar energia no que se deve fazer e não desperdiçar vigor no que deixou de realizar. O retorno dos negócios se dará, como em outros países, em média, com 30% do que era, portanto há de se fazer, por dia, três vezes mais do que antes. Agora, a pergunta que não quer calar: 'Como?'. Jargões ou palavras mágicas do momento: se reinventar, criatividade, inovar, novo normal e nada será como antes podem ser encaradas positivamente como desafio e oportunidades ou se tornarem temerárias, por causar insegurança e medo.


Quem está em casa e precisa repensar no que fazer e como, precisa ter atenção à saúde emocional. 'O pânico paralisa, a segurança liberta. E fazemos a escolha do que queremos, muitas vezes, na medida do que necessitamos para aquele momento. Ninguém pode enfrentar algo na vida completamente sozinho. Um time, um amigo, uma voz conselheira abre a visão, sugere um bom caminho e é preciso acreditar. É primordial sair disso tudo mais forte, reconhecendo mais pessoas como parceiras', ensina Prof. Me. Robson Trindade.


Mas como colocar tudo isso em prática? É simples: fazer o básico, com estrutura, já é uma diferença. Quer uma dica? 'Monte uma pesquisa e pergunte aos clientes o que gostam, precisam e se dispõem a comprar: com foco no perfil de clientela, suas necessidades, intenções de gastos e quais suas pretensões de acolhimento', ensina Ana. Ainda é preciso adaptar esse estudo para o chamado 'novo mundo'. Existe uma pesquisa denominada NDC - Nova Dinâmica de Consumo, realizada on line pela GisTarget que pode direcionar a obter estas respostas:   


  • Até que ponto a crise alterou o comportamento de seu cliente?

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  • O que mudou nas escolhas de consumo?

  • Que grau de importância cliente confere ao seu negócio agora?

  • Quais hábitos de consumo seu cliente tem modificado atualmente?

  • O que motiva suas escolhas hoje?

  • Por quanto tempo vai perpetuar esse novo comportamento?


O mundo mudou de contemporâneo para a era da complexidade?


Nesse novo movimento pelo seu negócio, é preciso envolver a todos.


'É preciso contar com cada um da equipe e se faz necessária uma releitura profissional afinal a aquisição de conhecimento é a bola da vez. Por exemplo, uma manicure que investiu em um curso rápido de reflexologia, poderá oferecer esse diferencial em um combo de serviços. É possível ainda, oferecer a novidade como uma cortesia de um atendimento parcial, na primeira vez, sendo cobrada a partir da segunda, isso gera fidelização, e em meio à situação atual, é o melhor dos cenários', declara o consultor visagista. 


Para profissionais que buscam o voo solo, o atendimento seguro em domicílio é uma das saídas, porém, é preciso investir em segurança. 'Ter todos os equipamentos necessários como face shield, luvas, pro-pé, toalhas individuais ensacadas, álcool em gel spray é essencial. Além disso, trocar de roupa quando chega na casa da cliente a faz sentir-se mais cuidada', exemplifica Robson, #OsTrindade.


Ainda no caso de grandes salões, é possível oferecer outros diferenciais como parcerias para desinfecção dos carros de clientes, sem cobrar,  enquanto fazem os tratamentos, dentre outros 'mimos'. É possível unir pequenos salões próximos, ampliando o leque de serviços oferecidos, fazendo com que aquela região receba uma 'injeção' de investimento. 'É possível fazer isso sim, unir esforços e encarar o outro como parceiro, não mais concorrente. Cada profissional traz sua clientela e fica feliz em compartilhar clientes', finaliza.


 



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