São Paulo--(
DINO - 22 out, 2019) -
O fim de ano está chegando e com ele a tradicional data que movimentou no Brasil R$ 2,6 milhões, em 2018. A Black Friday tornou-se um marco democrático quando se pensa em oportunidades de venda tanto para as pequenas quanto as grandes empresas.
Mas, mesmo com toda a tecnologia à disposição vale lembrar que os varejistas precisam, antes de pensar nas vendas, estar em dia com as questões de
compliance (estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos), o que assegura o melhor desempenho no fluxo operacional e financeiro da empresa.
Para Eduardo Nunes, sócio da Numeric escritório de contabilidade, não importa o tamanho existem passos importantes a serem dados antes de pensar nas vendas, como verificar a verificar a validade do Certificado Digital, que permite o uso adequado do documento, testar emissão das notas e cupons ficais, ajustar o fluxo de recepção e entrega de mercadorias e negociar preços e condições junto aos seus fornecedores. “Sejam pequenas ou micro, todas as empresas devem se organizar com antecedência e vale até dizer que o importante é não sair no prejuízo, caso não tenha condições de realizar a Black Friday é melhor se organizar antes, priorizar a reputação da sua empresa e estar 100% preparado para a data”, diz Nunes.
Lars Leber, country manager da Intuit, lembra que além da documentação outro fator importante é o acompanhamento diário das finanças do negócio, para garantir a segurança também nas estratégias de vendas como as promoções relâmpago, por exemplo. “A gestão financeira dos pequenos e microempresários hoje conta com grandes aliados como os sistemas de gestão QuickBooks para Contadores, com recursos que oferecem um controle maior do negócio e consequentemente mais tempo para pensar em estratégias de vendas”, diz Leber.
Ainda segundo o executivo, o período de impulso no varejo vai além da Black Friday, já que com o fim do ano também chegam as festas e férias. “A temporada de vendas começa em novembro com ápice para a Black Friday durante o mês e termina apenas após o ano novo, assim a oportunidade para realizar vendas é grande”, diz Leber.
Para os próximos picos desse longo período que ainda inclui a Cyber Monday (26/11), Natal, Ano Novo e até mesmo o saldão de ano novo, é recomendada uma análise diária do fluxo de caixa e da rotação de estoque, principalmente. Dessa forma é possível identificar oportunidades, quais produtos entrarão nas próximas promoções e liquidações, a margem de desconto, qual investimento em marketing será feito para divulgar as promoções.
“Certificar-se sempre de que está tomando a melhor decisão possível para o negócio, o que só é possível a partir do controle financeiro constante. É dessa forma, que o varejista aproveita o período pós Black Friday para atingir o seu objetivo, seja ele vender mais, renovar mercadorias, aumentar o alcance da marca ou os três objetivos combinados, e começar 2019 no melhor momento possível”, finaliza Leber.
Sobre a Intuit
A
Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas, além dos de profissionais autônomos. O portfólio de produtos da empresa no Brasil é da família QuickBooks, que tem mais de 4 milhões de usuários ao redor do mundo. Os sistemas do Brasil incluem:
QuickBooks Online,
QuickBooks ZeroPaper,
QuickBooks MEI e QuickBooks para Contadores.
Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de 6 bilhões de dólares no ano fiscal de 2018. Considerada pela Forbes uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel e Reino Unido. Outras informações sobre a empresa estão no site
www.quickbooks.intuit.com/br.
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