Releases 18/04/2016 - 09:45

Como influenciar o consumidor na hora da compra


Atibaia - SP --(DINO - 18 abr, 2016) - Segundo uma pesquisa realizada pela Agência 96, os brindes são uma ferramenta muito importante na hora da decisão de compra do cliente. Existem 3 pilares para começar a desenvolver uma estratégia de marketing promocional. É preciso saber qual o objetivo da ação: um brinde para colecionar, pro dia a dia ou como recompensa.

Entre as marcas que oferecem brindes, na percepção dos entrevistados estão a Coca-Cola com 37%, depois a P&G com 16% e em seguida a Unilever com 10% como citação única. Entre as citações espontâneas estão Mc Donald"s, Colgate, Revistas, Avon e Magazine Luiza.

O estudo ainda mostra que os brindes mais marcantes para o consumidor são as pelúcias, mochilas , necessaries e os pen drives .

Se você ainda tem dúvidas se os brindes podem trazer lembrança da sua marca, 88% dos entrevistados confirmaram que ter o brinde por perto faz com que ele se lembre da marca que o presenteou, por isso é muito importante não escolher o brinde de qualquer maneira, mas deve-se pensar como ele irá agregar a sua marca e ficará sempre próximo do seu cliente.

Outra informação importante é que 57% dos entrevistados trocariam na hora da compra se o concorrente lhe ofertar um brinde atrativo. Já, entre o público mais velho (35 a 40 anos), este percentual ganha ainda mais força, subindo para 61%.
A fidelidade também aumenta quando se trata de brinde, pois 76% afirmou que depois de ganhar um brinde relevante e ter uma boa experiência com o produto, é muito provável que volte a consumir a mesma marca. Também foi possível medir que 45% diz se fidelizar com a marca que disponibiliza um brinde relevante.

Entre os itens mais desejados entre os homens estão os eletrônicos com 50%, já as mulheres preferem mesmo os itens de beleza com 35%.

Mas um brinde sem qualidade também pode afastar os seus clientes, como os brindes da empresa Zimi , que tem uma grande variedade.

Com base nestes estudos, percebemos que os brindes trabalham exatamente na área de branding, apesar de não ser possível mensurar quantos brindes resultaram no fator decisivo de compra dos clientes, mas é possível fazer com que fique no consciente dos clientes que a sua marca se importa com cada um deles, por isso disponibiliza itens que realmente farão parte do dia a dia deles.