Releases 04/08/2016 - 15:12

Conheça seu estilo de comunicação e conquiste melhores resultados no trabalho


São Paulo--(DINO - 04 ago, 2016) -

Antes de você se perguntar por que esse assunto é fundamental, conte-me quais são os principais problemas que você tem no seu trabalho? Se você observar a fundo, praticamente todos são relacionados à comunicação. Como seria se você pudesse mapear a maneira como você e seus colegas se comunicam, encontrando a forma mais eficiente de se conectarem?

Você pode. No início de 1970, o Dr. Kahler, PhD em Psicologia, percebeu que a comunicação verbal era um processo que envolvia uma sequência específica de padrões de linguagem. "Esses padrões poderiam ser associados a interações positivas e negativas, sendo estas, possíveis de se prever e mensurar. Com esse estudo identificou-se seis tipos de personalidade. Descobrir qual a sua e qual a do seu interlocutor ajuda a alcançar a compreensão mútua mais rapidamente.

Você pode ser do tipo imaginador, persistente, empático, espontâneo, analítico ou promotor. Conhecendo a estrutura da personalidade, fica mais fácil também para direcionar e ir direto aos pontos de motivação", explica o consultor Henri Cardim, um dos primeiros consultores formados na técnica no Brasil.

Uma das profissionais que já fez o teste, mas não pode se identificar para reportagem por orientação da empresa, afirma que "a experiência trouxe novos instrumentos. Ficou mais simples falar na língua daquele colaborador e, com isso, estamos chegando mais rápido aos objetivos."

O Process Communication Model® chegou recentemente ao Brasil, depois da chancela internacional de órgãos como a NASA. Não é simples. Para identificar corretamente, o teste aplicado em cada indivíduo tem mais de 30 páginas. Além da personalidade predominante, há as fases. "Todos alternamos os seis tipos. Satisfazer as necessidades psicológicas da fase é essencial para garantirmos uma relação mais positiva conosco e com os outros, evitando entrar em situação de estresse", completa Henri.

Sabe aquele tempo que você gasta gerenciando pequenos conflitos todos os dias? Somados, variam de duas a seis horas por semana! Esse é um dos grandes ganhos de conhecer os perfis de seus interlocutores.

Outro ganho bastante relevante é quando essa identificação acontecer no processo de seleção de um colaborador. Graças a esse método de avaliação de personalidade, você já selecionará uma pessoa mais adequada para se relacionar com aquele determinado grupo, poupando contratações que não se encaixam. Quantas vezes já contratou alguém pelo currículo e a inteligência emocional não acompanhou? Falar a língua do outro é a garantia de que você será ouvido.