(DINO - 25 mar, 2015) - O homem moderno está cada vez mais preocupado com sua beleza e vaidade. Pensando sempre em buscar o bom gosto, a aposta para não errar acaba sendo em peças tradicionais, com combinações que sejam simples e elegantes ao mesmo tempo. Para 2015, este formato deverá ser mantido pelas grandes marcas e uma aposta dos estilistas é investir no design de peças arrojadas.
Entre os looks que continuam em alta estão aqueles baseados na velha e conhecida
camisa polo, que talvez seja o tipo de roupa mais agradável e moderna do guarda-roupa masculino. Há décadas, ela vem sendo usada por homens e mulheres ? que acabaram aderindo à moda com força total ? provenientes de todas as classes sociais, de diversas idades e gostos. Mas aquilo mais interessante da camisa, segundo especialistas, seja talvez sua versatilidade.
Esse tipo de blusa é muito usado em produções mais descontraídas, já que ela nasceu nas quadras e acabou invadindo as ruas. A peça ganha ares contemporâneos quando o look é composto com peças com caimento e modelagens mais modernas, uma tendência para este ano. As opções no mercado são várias, tanto para o bolso quanto para o gosto.
Confira agora algumas dicas selecionadas pela
Aleatory e esteja sempre em dia com a moda.
Tendências
Entre as tendências de camisa polo para este ano estão de modelos com gola estreita e vista alongada, inclusive com mistura de tecidos estampados em bolsos. Eles, por sinal, vão chegar menores, com acabamentos diferenciados, feitos com diferentes tecidos, ou mesmo com o próprio pano do avesso.
Outra novidade é de que os novos modelos virão com estampas alusivas às camisas tradicionais, mesmo nas golas, e não mais com o apelo do universo esportivo.
Dicas para usar a peça
? A produção mais simples e comum é ouso da camisa polo com bermuda de alfaiataria ou bermuda cargo. Para inovar, opte por bermudas mais curtas ou até mesmo um belo short de alfaiataria. A produção fica ótima com uma alpargata.
? As calças beges e estilo safári são uma boa pedida para o homem que deseja se vestir de maneira bem moderna com a camisa polo. É importante lembrar que nesse caso ela deve ser curta, com o tornozelo aparecendo. A dica é arrematar o look com um belo mocassim.
? A modelagem dessas camisas é geralmente mais quadrada, o que acaba não marcando os culotes. Se tiver interesse em deixar o corpo mais modelado, escolha as que têm tecidos mais encorpados.
? Evite colocar a camisa por dentro da calça, exceto se usar com um blazer de cores contrastantes. As duas linhas no centro do seu corpo diminuirão visualmente sua silhueta.
? Ocasionalmente, opte por modelos estampados ou revisitados. Cuidado, claro, para não pecar pelo excesso.
? Na hora de comprar, prefira marcas tradicionais, como a Aleatory por exemplo, que oferecem qualidade e durabilidade para a peça
Histórico
A camisa polo foi criada em 1926, quando o tenista Jean René Lacoste apareceu no Campeonato US Open usando um modelo de camisa feito com golas e mangas curtas. Ele, tal como muitos jogadores de tênis do século 20, sentia-se incomodado em seus movimentos com os trajes habituais do esporte ? camisas de manga comprida e gravata, e daí surgiu a ideia.
Já em 1933, o esportista se juntou ao empresário e fabricante de malhas André Gilier e nascia aí a camisa de Piquet com um logo de jacaré que se imortalizou. Em 1955, surgiu nos Estados Unidos o pinguin da Munsingwear, hoje conhecida como Original Penguin. Outra marca que imortalizou a camisa foi a Ralph Lauren, que em 1972 bordou um jogador de polo e marcou a história da moda.
Atualmente, a camisa polo faz parte do sportswear tradicional de várias modalidades, como tenistas, jogadores de polo e de golfe, além dos atletas de rugby que utilizam uma variação do modelo.
Tal peça acabou se tornando sinônimo para aqueles que querem se vestir de uma forma clean e despojada, sem deixar a classe de lado. O modelo foi adotado, inclusive, por médicos e enfermeiros.