(
DINO - 28 jan, 2019) -
O Ibovespa próximo aos 100 mil pontos, marca histórica do índice que mede a pontuação da
bolsa de valores do país, a B3, atraiu novos interessados pelo mercado financeiro. O número de investidores em renda variável é o que mais cresceu no início de 2019. O ano começou com mais de 100 mil investidores na bolsa de valores a mais do que em janeiro de 2018.
A B3 ainda engloba a bolsa de mercadorias, os futuros e o Cetip, uma instituição de custódia de títulos públicos e privados.
Além de ações ações e futuros, também é possível comprar na B3 os BDRs, que são recibos de ações estrangeiras negociados aqui. Os BDRs funcionam da mesma forma que os
ADR (American Depositary Receipt) nos Estados Unidos.
O número de novos investidores em renda variável mostra que, em tempo de juros baixos, os brasileiros têm buscado um tipo de investimento um pouco mais ousado atraídos pela melhor rentabilidade.
Isso porque analistas de mercado apontam que a renda fixa é um mau negócio para este ano, assim como foi em 2018. Principalmente pela expectativa em cima da
taxa de juros de 2019, que deve se manter em patamares baixos.
Segundo a previsão do Boletim Focus do dia 21 de janeiro, a taxa Selic, medida que serve de parâmetro para as taxas de juros existentes na economia, terá alta de 7% este ano.
Acima da mínima histórica de 2018, 6,5%, porém que segue baixa, ou seja, um investimento em renda fixa traria retornos modestos.
Não à toa a
Poupança em 2019 aparece como um dos investimentos menos recomendados por agentes do mercado, afinal o cálculo feito neste tipo de investimento, quando a taxa Selic está abaixo de 8,5%, é a soma de 70% do valor da Selic mais a taxa referencial.
A expectativa é de que a
taxa referencial seja nula em 2019. O que deixaria o investimento em poupança, principalmente quando considerada a inflação do Brasil, com um retorno anual ainda menor.
Por essas é por outras, a tendência é que a bolsa de valores (que é obrigada a prestar contas de suas transações ao
Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF), deve receber ainda mais novos investidores até o fim de 2019.
Website:
https://www.sunoresearch.com.br/noticias/