Releases 26/09/2017 - 14:19

NÓS LIGAMOS EQUADOR: OPERADORAS MÓVEIS UNEM-SE PARA TRABALHAR JUNTAS EM RESPOSTA A DESASTRES NATURAIS E CONTRA O ROUBO DE CELULARES


QUITO, Equador--(BUSINESS WIRE-DINO - 26 set, 2017) -
A indústria móvel nacional lançou hoje a campanha "Nós Ligamos Equador", promovida pela GSMA (associação global de todo o ecossistema móvel) na América Latina para implementar ações locais que contribuam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. As operadoras CNT EP, Claro e Telefónica Movistar aderiram à Carta de Conectividade Humanitária da GSMA e trabalharão em conjunto para lançar uma campanha de conscientização coordenada usando redes sociais, mídias digitais e websites para ajudar a criar uma cultura de prevenção em áreas vulneráveis e reforçar boas práticas durante uma emergência.

Como parte da iniciativa conjunta, a GSMA e a Agência de Regulação e Controle de Telecomunicações (ARCOTEL), também começaram um trabalho de colaboração institucional para fortalecer a luta contra o roubo de dispositivos móveis no Equador. O objetivo é apoiar a iniciativa "Tu celular legal" da ARCOTEL, por meio do intercâmbio de boas práticas regionais e da análise da experiência da GSMA em relação à utilização efetiva de bases de dados nas estratégias implementadas globalmente.

"Como um ecossistema móvel, estamos concentrados em apoiar comunidades em tempos de crise ou desastres naturais, bem como em flagelos diários, como o roubo de celular, sempre com o objetivo de contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aproveitando ao máximo a tecnologia móvel", disse Sebastián Cabello, diretor regional da GSMA para a América Latina.

O envolvimento da indústria móvel é fundamental para apoiar comunidades, usuários e instituições humanitárias em crises e emergências. Nesse sentido, a Carta da Conectividade Humanitária delineia princípios de compromissos compartilhados e uma série de ações colaborativas, incluindo:

  • Melhorar a coordenação dentro e entre operadoras móveis antes, durante e após um desastre
  • Escalar e padronizar atividades de preparação e resposta em toda a indústria para permitir uma resposta mais previsível
  • Fortalecer as alianças entre a indústria móvel, governos e setor humanitário.
A indústria móvel do Equador trabalhará em conjunto com as autoridades para melhorar a prontidão e a resposta diante de catástrofes naturais. Durante o terremoto de abril de 2016, as operadoras móveis nacionais mobilizaram técnicos e veículos com comunicações via satélite, água, carregadores e internet para as áreas afetadas, instalaram estações base temporárias, geradores elétricos adicionais, ativaram chamadas e mensagens de solidariedade, entre outras ações que facilitaram o acesso às comunicações aos usuários das áreas afetadas. De acordo com a Secretaria de Gestão de Riscos do Equador, até 22 de abril - 6 dias após o terremoto - as telecomunicações foram restauradas 100% em Esmeraldas e Guayas e 84% em Manabi.

"Para a Corporação Nacional de Telecomunicações CNT EP, é importante fazer parte dessas alianças que beneficiem os equatorianos. A adesão à Carta da Conectividade Humanitária e à Campanha Nós Ligamos ratifica nosso compromisso de contribuir, de forma responsável, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ", disse Andrés Moreno, gerente geral da CNT EP.

"Participar da campanha Nós Ligamos Equador reafirma a nossa vontade colaborativa de promover uma cultura de preparação e resposta a situações que possam colocar em perigo a vida das pessoas. A contribuição da indústria móvel para melhorar a qualidade de vida das pessoas é ainda mais evidente nas ações para promover a segurança cidadã, tanto em caso de desastre natural como em trabalho em conjunto com as autoridades para desencorajar o roubo de terminais ", disse Victor García, diretor regulatório da Claro.

"Reitero meus agradecimentos e orgulho ante o trabalho de toda a Telefónica e o compromisso com o país. Em tempo recorde, habilitamos serviços vitais de telecomunicações, movemos veículos que percorreram as áreas mais afetadas com chamadas gratuitas e construímos sete centros Proniño para educar, entreter e dar suporte às crianças afetadas por essa tragédia. Isso mostra do que somos capazes. Que unidos e focados alcançaremos nossos objetivos, completamente alinhados com os ODS ", disse José Manuel Casas, presidente executivo da Telefónica no Equador.

"O Pacto Global Equador, em seu compromisso de promover a implementação dos Objetivos Globais no setor empresarial, apoia a campanha e a união do setor de telecomunicações a nível nacional para alcançar os objetivos e indicadores estabelecidos na Agenda 2030 da ONU no Equador ", disse Mauricio Morillo, presidente do Pacto Global do Equador, que enfatizou a importância de alinhar as práticas comerciais com o desenvolvimento sustentável, apostando na competitividade, equidade e sustentabilidade das indústrias e do planeta.

No âmbito do compromisso da indústria móvel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a campanha "Nós Ligamos" da GSMA é uma iniciativa das operadoras móveis líderes na América Latina, que procuram garantir que cada um dos seus usuários desfrute dos benefícios transformadores da tecnologia móvel em um ambiente seguro e confiável. Para conseguir isso, as operadoras decidiram unir forças como indústria e assumir em cada país da região uma série de compromissos, onde o celular e as redes móveis podem fornecer soluções para os problemas sociais. A iniciativa já foi lançada na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Perú e República Dominicana, e continuará sua turnê por toda a região.

Lançada em 2015, a Carta de Conectividade Humanitária já foi assinada por mais de 146 operadoras móveis que cobrem mais de 106 países.

-FIM-

Sobre a GSMA

A GSMA representa os interesses das operadoras móveis de todo o mundo, unindo quase 800 operadoras e mais de 300 empresas do mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de telefones e dispositivos móveis, empresas de software, fornecedores de equipamentos e companhias de Internet, além de organizações em setores relacionados à indústria. A GSMA também organiza alguns dos principais eventos da indústria, como o Mobile World Congress, o Mobile World Congress Shanghai, o Mobile World Congress Americas e as conferências Mobile 360 Series.

Para obter mais informações visite o website da GSMA em www.gsma.com. Siga a GSMA no Twitter: @GSMA.


Contato:
Contatos para imprensa: Para a GSMA
Tatiana Cantoni
+55 11 95210-2225
taticantoni@pimenta.com ou
GSMA Press Office
pressoffice@gsma.com

Fonte: BUSINESS WIRE