Releases 24/05/2017 - 10:50

Pacientes com metástases de câncer colorretal que recebem tratamento de primeira linha com micr


Pacientes com metástases de câncer colorretal que recebem tratamento de primeira linha com microesferas de resina SIR-Spheres® Y-90 são candidatos mais prováveis à cirurgia curativa do fígado, como mostrado por estudos REsect

Avaliações mascaradas de cirurgiões sobre escaneamentos TC pré- e pós-tratamento em pacientes com metástases hepáticas de câncer colorretal previamente irressecáveis tratados no estudo SIRFLOX apresentado no 12º Encontro Anual HPB Euro-africano

PR Newswire

MAINZ, Alemanha, 24 de maio de 2017 /PRNewswire/ -- A adição de radioterapia interna seletiva (SIRT) com microesferas de resina SIR-Spheres Y-90 à quimioterapia de primeira linha FOLFOX foi associada a um ganho significativo na potencial ressecabilidade curativa do fígado, conforme apresentado por um painel internacional independente de cirurgiões hepáticos especializados.1

Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20150119/724485 

"Realizamos uma avaliação mascarada do amplo banco de dados radiológico do recém-apresentado estudo SIRFLOX, para comparar a potencial ressecabilidade inicial e acompanhamento posterior," disse o Dr. Benjamin Garlipp, autor principal do estudo REsect e cirurgião hepático na Universidade Otto-von-Guericke, em Magdeburgo, Alemanha. "Descobrimos que a ressecabilidade aumentou desde o início até o acompanhamento posteriortanto no braço da quimioterapia quanto + SIRT do estudo clínico SIRFLOX, sendo que o aumento foi significativamente mais pronunciado nos pacientes que recebem o tratamento combinado ? 38.1% destes foram ressecáveis com base no seu escaneamento TC no acompanhamento, em comparação com 28.9% dos pacientes que recebem somente quimioterapia (p<0.0001). Esta é uma descoberta importante, porque a resseção é o principal pilar dos tratamentos potencialmente curativos para estes pacientes e há um conjunto de evidências crescente que sugere que ela pode prolongar suas vidas, apesar da maioria eventualmente apresentarem recidiva."

Dos 472 pacientes do estudo SIRFLOX cujos escaneamentos TC do fígado pré- e pós-tratamento foram avaliados pelos cirurgiões REsect, 228 receberam quimioterapia de primeira linha mFOLFOX6 (± bevacizumab), enquanto que 244 foram tratados com a combinação de quimioterapia e microesferas de resina SIR-Spheres Y-90.1,2 Não houve diferença significativa na ressecabilidade das metástases hepáticas dos pacientes ao início (11,0% contra 11,9%; p=0,775). Em uma segunda análise, dos pacientes que ainda eram considerados irressecáveis ao início, significativamente mais pacientes do grupo de microesferas de resina Y-90 apresentou metástases hepáticas ressecáveis em comparação aqueles que receberam somente quimioterapia (31,2% contra 22,7%; p<0,0001).1

O estudo REsect foi conduzido por um painel de 14 cirurgiões HPB (Hepático-Pancreático-Biliares) de centros médicos líderes da Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Reino Unido e EUA.1 Cinco cirurgiões realizaram análises mascaradas de 100 escaneamentos iniciais e de acompanhamento posterior escolhidos ao acaso entre os 472 casos a serem analisados. As análises mascaradas dos escaneamentos restantes foram conduzidas em 22?25 casos por vez, por três cirurgiões trabalhando independentemente e escolhidos ao acaso entre nove outros membros do painel REsect. Os revisores tiveram mascaramento das informações de identificação dos pacientes, visitas (inicial ou acompanhamento posterior), tratamento e informação clínica, bem como das avaliações dos outros revisores. Um paciente foi considerado ressecável ou não ressecável por concordância da maioria (?3 de 5 cirurgiões ou ?2 de 3 cirurgiões).

"Como cirurgião, é sempre o meu objetivo oferecer a opção de uma resseção do fígado potencialmente curativa aos pacientes com câncer colorretal metastático. Sabemos que em muitos pacientes com câncer colorretal metastático, o fígado é o único órgão com depósitos de câncer, sendo que a conversão de pacientes de um estágio em que a resseção da doença é impossível a outro em que a resseção potencialmente curativa volta a ser uma opção tem um impacto enorme para os pacientes. Esta análise retrospectiva sugere que a radioterapia interna seletiva com microesferas de resina Y-90 pode ser um meio para obter a resseção para mais destes pacientes," enfatizou o Dr. Garlipp.

O que é SIRT com microesferas de resina de ítrio-90 SIR-Spheres?

O SIRT com microesferas de resina de ítrio-90 SIR-Spheres é um tratamento aprovado para tumores hepáticos inoperáveis. O tratamento é minimamente invasivo e fornece altas doses de radiação beta de alta energia diretamente aos tumores. O SIRT é administrado nos pacientes por radiologistas intervencionistas, que infundem milhões de microesferas de resina radioativa (entre 20-60 mícrons  de diâmetro) através de um cateter nas artérias hepáticas que fornecem sangue aos tumores. Usando o suprimento de sangue dos tumores, as microesferas, seletivamente, alvejam os tumores hepáticos com uma dose de radiação que é até 40 vezes maior do que a radioterapia convencional, preservando, dessa forma, o tecido saudável.

As microesferas de resina de ítrio-90 SIR-Spheres são aprovadas para uso na Argentina, Austrália, Brasil, União Europeia (Marca CE), Suíça, Turquia e em vários outros países dentro e fora da Ásia para o tratamento de pacientes com tumores avançados de fígado irressecáveis. Nos EUA, as microesferas de resina de ítrio-90 SIR-Spheres têm a Aprovação Pré-Mercado (PMA) total da FDA e são indicadas para o tratamento de tumores de fígado metastáticos irressecáveis de câncer colorretal primário com quimioterapia da artéria hepática intra adjuvante (IHAC) de FUDR (fluoridina).

Sobre a Sirtex

Sirtex Medical Limited (ASX: SRX) é uma empresa de saúde global australiana que trabalha para melhorar os resultados de tratamento em pessoas com câncer. Nosso atual produto principal é uma radioterapia dirigida para o câncer do fígado denominada microesferas de resina SIR-Spheres Y-90. Foram administradas ,aproximadamente, 73.000 doses para o tratamento de pacientes com câncer do fígado em mais de 1060 centros médicos em pelo menos 40 países. Para mais informações, visite www.sirtex.com.

SIR-Spheres® é uma marca registrada de Sirtex SIR-Spheres Pty Ltd.

Referências:

  1. Garlipp B et al. REsect: Blinded assessment of resectability of previously unresectable colorectal cancer liver metastases following chemotherapy ± Y90-RadioEmbolization. 12th Biennial European-African Hepato-Pancreato-Biliary Association (E-AHPBA Congress) 2017; Abs. FP 15.08.
  2. van Hazel GA et al.  SIRFLOX: Randomized phase III trial comparing first-line mFOLFOX6 (plus or minus bevacizumab) versus mFOLFOX6 (plus or minus bevacizumab) plus selective internal radiation therapy in patients with metastatic colorectal cancer.  J Clin Oncol 2016; 34: 1723?1731.
689-EUA-0517

 

To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/pacientes-com-metastases-de-cancer-colorretal-que-recebem-tratamento-de-primeira-linha-com-microesferas-de-resina-sir-spheres-y-90-sao-candidatos-mais-provaveis-a-cirurgia-curativa-do-figado-como-mostrado-por-estudos-resect-300463199.html

FONTE Sirtex Medical Limited