A ZTE deve registrar lucro líquido entre 500 milhões a 750 milhões de remimbis pelo período de nove meses; lucro do primeiro semestre aumentou em 26,6% para 310 milhões de remimbis
SHENZHEN, China--(
BUSINESS WIRE)--21 de Agosto de 2013--A ZTE Corporation ("ZTE") (código do mercado de ações H: 0763.HK / código do mercado de ações A: 000063.SZ), empresa global de capital aberto fornecedora de equipamentos e soluções de rede de telecomunicações e aparelhos de telefonia móvel, prevê um lucro líquido entre 500 milhões e 750 milhões de remimbis para os primeiros nove meses de 2013, recuperando-se do prejuízo registrado no mesmo período do ano passado.
A virada no desempenho financeiro da ZTE este ano foi possível pela melhora nas margens de lucro bruto e controles de custos mais rígidos. No comunicado, anunciado hoje, sobre os resultados do primeiro semestre da ZTE, a empresa informou lucro líquido de 310 milhões de remimbis atribuível aos acionistas da companhia de capital aberto, um aumento de 26,6% na comparação ano a ano. O lucro básico por ação foi de 0,09 de remimbi. Houve um decréscimo de 11,9% na receita, fechando em 37,58 bilhões de remimbis.
Com foco na rentabilidade, as margens de lucro bruto da ZTE aumentaram na primeira metade do ano. A empresa também se beneficiou de uma melhor eficiênciaa nos custos, com uma queda significativa nos custos de venda na comparação ano a ano, administrativos e de pesquisa, além dos ganhos com desativação provenientes da venda de uma subsidiária. No primeiro semestre de 2013, operadoras de telecomunicações do mundo inteiro foram mais prudentes em seus investimentos em infraestrutura. A ZTE se concentrou em desenvolver seus negócios em mercados mais importantes e em solidificar parcerias com as principais operadoras globais de telefonia móvel, para assegurar que os produtos e serviços da empresa atendam às necessidades de seus clientes. Houve uma queda na receita por causa de uma queda nas vendas de produtos GSM e UMTS na China, além de redução na demanda por aparelhos 2G.
1) Resultados por Área Geográfica
O mercado interno
A ZTE apresentou receita operacional de 18,821 bilhões de remimbis no mercado interno no primeiro semestre, representando 50,1% de sua receita operacional total. A empresa aproveitou as oportunidades provenientes da construção de redes 4G e de infraestrutura relacionada à estratégia para Banda Larga na China, trabalhando de perto com as operadoras no sentido de apresentar soluções de alto nível para satisfazer suas necessidades. Ao mesmo tempo, a ZTE concentrou esforços para conseguir melhores margens de lucro nos contratos com as redes, assegurando o desenvolvimento sustentável da empresa.
O mercado internacional
A ZTE apresentou receita operacional de 18,755 bilhões de remimbis no mercado internacional, representando 49,9% do total de sua receita operacional. A empresa continuou a focar em operações nos principais mercados e no aprofundamento de seu relacionamento com as principais operadoras globais de telefonia móvel, reforçando o desenvolvimento de novos produtos, soluções e fronteiras estratégicos para assegurar maior competitividade nos negócios.
2) Por categoria de produtos
A ZTE apresentou receita operacional de 19,050 bilhões de remimbis para redes de operadoras de telefonia móvel, 12,461 bilhões de remimbis para terminais e 6,065 bilhões de remimbis para sistemas de software, serviços e outros produtos de telecomunicações.
Redes de operadoras de telefonia móvel
A ZTE investiu seus melhores recursos na pesquisa e desenvolvimento de produtos 4G para aumentar a competitividade da empresa em produtos sem fio, plantando as bases para a ZTE ser bem-sucedida no novo ciclo de investimentos em equipamentos sem fio. Nos mercados 2G e 3G, a companhia lucrou com os esforços para otimizar seu mix de produtos e conseguiu melhorar sua margem de lucro bruto. A empresa reforçou a pesquisa e desenvolvimento e aumentou seus esforços de marketing com relação às soluções para produtos de rede para governos e emrpesas privadas.
Com relação aos produtos de comunicação ótica e telefonia fixa, o rápido desenvolvimento do mercado de banda larga e a construção de infraestrutura de suporte para a internet móvel levaram as operadoras nacionais e internacionais a investir em redes de transmissão, para atender ao crescente tráfego da rede. Auxiliada por este desenvolvimento favorável e por uma maior competitividade de produtos, a ZTE apresentou crescimento relativamente rápido na receita operacional, resultado de suas vendas internacionais de produtos de telefonia fixa de acesso imediato e de maiores vendas no mercado interno de produtos de comunicação ótica.
A ZTE também se concentrou na inovação de produtos para serviços de telecomunicações de valor agregado, além de continuar expandindo suas operações com as principais operadoras globais de telefonia móvel com a ajuda de produtos multimídia para banda larga.
Terminais
A receita operacional da ZTE advinda de terminais inteligentes continuou aumentando, em virtude do aprofundamento da colaboração estratégica entre a empresa e as principais operadoras globais de telefonia móvel e de seus esforços no desenvolvimento da marca e na inovação de produtos, aproveitando o aumento na demanda de consumidores resultante do crescimento das redes 4G e da internet móvel. A receita operacional de produtos para terminais foi menor devido à menor demanda do mercado por telefones e cartões de dados.
Sistemas de software, serviços e outros produtos de telecomunicações
No período, a receita operacional proveniente dos sistemas de software, serviços e outros produtos de telecomunicações sofreu queda de 14,75% na comparação ano a ano, refletindo principalmente a queda na receita operacional de produtos de serviço.
A previsão para o restante de 2013 é de que a implantação em larga escala de redes 4G, particularmente a construção em larga escala de redes TD-LTE na China, crie um novo ciclo de investimentos da indústria de telecomunicações no setor de redes sem fio. No tocante à telefonia fixa, a crescente demanda dos consumidores por serviços de dados irá apoiar a construção de redes de banda larga no mundo inteiro, enquanto vários governos se comprometem a construir nova infraestrutura de rede e as empresas a investir em atualizações tecnológicas relevantes. Haverá ainda mais oportunidades para o desenvolvimento de redes de transmissão, que serão implantadas para complementar as redes sem fio e de telefonia fixa. Os terminais inteligentes estão se tornando populares e a demanda deve sustentar o crescimento relativamente rápido do setor.
Soluções inovadoras e abrangentes, aliadas a relacionamentos empresariais estáveis e de longo prazo, serão de fundamental importância para que as operadoras globais de telefonia móvel lidem satisfatoriamente com as transições na indústria. A ZTE está bem posicionada neste sentido, graças ao desenvolvimento de soluções competitivas de nível global e ao fortalecimento das parcerias da empresa com as principais operadoras globais de telefonia móvel.
Durante o restante de 2013, a ZTE vai continuar suas operações de inovação e solução de produtos, visando fortalecer seus principais produtos. Vamos nos esforçar para conseguir mais eficiência em pesquisa e desenvolvimento e manter nosso foco nas principais operadoras de telefonia móvel e naquelas de nações populosas. A empresa vai investir vigorosamente em negociações com os setores governamentais e privados. A ZTE irá continuar seu controle na administração de recursos e custos e vai melhorar sua eficiência operacional através da contínua implementação do sistema de quitação de operações.
Sobre a ZTE
A ZTE é uma empresa global de capital aberto, fornecedora de equipamentos e soluções de redes de telecomunicações, com a mais abrangente linha de produtos, cobrindo, virtualmente, todos os setores de telecomunicações, incluindo sem fio, acesso e portadora, VAS e serviços de terminais e profissionais. A empresa oferece produtos e serviços inovadores e personalizados para mais de 500 operadoras em mais de 160 países, ajudando-as a atender às necessidades em constante mudança de seus clientes, aumentando assim sua receita. A ZTE emprega 10% de sua receita anual em pesquisa e desenvolvimento e tem funções de liderança em vários órgãos internacionais criados para desenvolver normas para o setor de telecomunicações. A ZTE está comprometida com a responsabilidade social corporativa e é membro da UN Global Compact. A empresa é a única empresa da China listada como fabricante de telecomunicações de capital aberto participante das bolsas de Hong Kong e Shenzhen (código do mercado de ações H: 0763.HK / código do mercado de ações A: 000063.SZ). Para obter mais informações, visite
www.zte.com.cn.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

ZTE Corporation
Margrete Ma, +86 755 26775207
ma.gaili@zte.com.cnou
Edelman PR
Mark Lee, +852 2837 4756
mark.lee@edelman.comAndres Vejarano, +852 2837 4735
andres.vejarano@edelman.com