Releases 12/04/2018 - 11:13

Descubra o que é OEE (Overall Equipment Effectiveness) e para que serve, diretamente de um engenheiro de produção


Rio de Janeiro--(DINO - 12 abr, 2018) - Um dos objetivos mais recorrentes para implantação de qualquer sistema que vise o controle do chão de fábrica é o aumento da produtividade, mas o que significa produtividade? Neste texto mostramos isso, assim como o OEE na prática.

A produtividade pode ser definida de uma forma simples: a relação entre a produção e os recursos utilizados para produzir determinado produto.

Mas vamos lá, qual o tipo de relação estamos falando e o que podemos considerar como recursos produtivos?

Recursos produtivos são as pessoas, máquinas ou até mesmo os materiais utilizados na produção. Dependendo do recurso podemos escolher vários tipos de relação para calcular a produtividade:

Matéria prima - perdas no processo produtivo
Pessoas - velocidade na produção
Máquinas - disponibilidade para uso
Então, com isso podemos tirar um conceito ou objetivo mais elaborado para o nosso chão de fábrica, diminuir perdas, aumentar a velocidade de produção e melhorar a utilização da capacidade da máquina.

OEE - Overall Equipment Effectiveness - Eficiência geral de equipamento

OEE é um conceito criado por Seiichi Nakajima para avaliar a eficiência de uma operação produtiva qualquer. Essa métrica surgiu dentro do conceito TPM (Total Productive Maintenance) para garantir boas práticas produtivas.

O OEE possui 3 pilares principais para avaliar a produção da empresa, das máquinas ou das pessoas. Esse já é um ponto positivo, esse conceito pode ser aplicado individualmente ou para a fábrica inteira. Os 3 pilares são:

1. Disponibilidade ou Utilização
2. Desempenho ou Performance
3. Qualidade

Informações básicas para um controle eficiente de chão de fábrica

Todas as informações utilizadas no nosso exemplo foram extraídas de um controle de chão de fábrica simples, veja:

Calendário de produção
Defina os horários que seu recurso vai funcionar.

Roteiro de produção por produto
No roteiro de produção registramos o tempo ideal de fabricação de todas as operações do processo produtivo de um produto.

Cada operação tem um tempo diferente e pode ser relacionada ao recurso em que está deve ser executada.

Uma operação pode ser feitas em diversos recursos diferentes, cada um com seu tempo.

Registro de não conformidade
Indique os produtos não aprovados pela qualidade com os motivos da reprovação e as não conformidades encontradas.

A operação/ordem em que a não conformidade ocorreu garante a rastreabilidade de qual máquina/operador gerou a não conformidade.

Apontamento no chão de fábrica
Registre com precisão tudo que é feito no chão de fábrica. Hora de início e fim dos apontamentos, qual funcionário realizou o processo produtivo em qual recurso, a atividade realizada (setup, parada, produção) e qual a ordem de produção foi atendida.

Para aprender os cálculos na prática, acesse: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/08/como-calcular-e-aumentar-a-eficiencia-do-chao-de-fabrica-com-oee-na-pratica/

Website: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/08/como-calcular-e-aumentar-a-eficiencia-do-chao-de-fabrica-com-oee-na-pratica/