MEDELLÍN, Colômbia, 9 de setembro de 2015 /PRNewswire/ -- A Suramericana S.A., subsidiária de seguros e gestão de riscos do Grupo SURA, anuncia que chegou a um acordo definitivo para adquirir as operações da RSA Insurance Group plc na América Latina, por um total de GBP 403 milhões, que representa COP 1.910.750 milhões (USD 614 milhões), por 99,6% da participação acionária, pagável em dinheiro.
As operações da RSA na América Latina representam uma importante franquia de P&C, geograficamente diversificada, na região, com presença no Chile, México, Colômbia, Uruguai, Brasil e Argentina. As operações previamente mencionadas contabilizaram ativos totais de COP 6.181.628 milhões (USD 1,9 bilhão) no encerramento de 2014 -- isso em acréscimo a reservas líquidas no valor de COP 1.964.868 milhões (USD 631 milhões) e prêmios subscritos brutos totais no valor de COP 3.362.834 milhões (USD 1,1 bilhão).
Com essa aquisição, a Suramericana irá consolidar sua posição no mercado latino-americano de seguros. Deve se tornar a maior operadora no Chile e no Uruguai e a nona maior na Argentina. No México e no Brasil, os maiores mercados na América Latina, a empresa deve buscar novos nichos de mercado que estejam oferecendo um potencial significativo de crescimento. Na Colômbia, irá fortalecer suas atuais ofertas e consolidar sua posição de liderança.
"Essa transação representa uma oportunidade única para expandir nossa presença nos mercados em rápido crescimento da América Latina. Estamos certos de que essa nova aquisição deverá criar valor para todos os nossos clientes, bem como para a Suramericana, para nossa empresa controladora, o Grupo Sura, e para toda a organização, através da diversificação de nossos riscos geográficos, compartilhamento de melhores práticas e canalização de sinergias, enquanto, ao mesmo tempo, nos permite desenvolver novos mercados", disse o CEO da Suramericana S.A., Alberto Pérez.
A Suramericana é bem conhecida por desenvolver relacionamentos de longo prazo e por implementar padrões de classe mundial em todos os países em que está presente. A empresa irá consolidar essa nova aquisição com a ajuda dos indiscutíveis talentos humanos da RSA na região, ao mesmo tempo em que poderá capitalizar a experiência e a expertise de 70 anos da Suramericana no setor de seguros.
Agora que já adquiriu as operações da RSA na América Latina, a Suramericana deverá expandir sua presença na Colômbia, Panamá, República Dominicana e El Salvador, consolidando, portanto, sua posição como uma das companhias de seguro mais importantes da região, com mais de 15,6 milhões de clientes.
Ao mesmo tempo, o Grupo SURA, empresa controladora da Suramericana, acolheu bem a aquisição, em vista da estratégia da organização de desenvolver um leque mais amplo de serviços financeiros na região. "Essa transação está sendo realizada de uma forma que mantém os padrões mais altos de governança corporativa, atendendo nossas expectativas em termos de conceito corporativo, recursos de alta direção e práticas empresariais, disse o CEO do Grupo SURA, David Bojanini.
O Grupo SURA também é uma grande operadora no setor de fundos de pensão na América Latina, através de outra subsidiária, a SURA Asset Management, que tem presença no México, Chile, Peru, Uruguai, Colômbia e El Salvador e uma base de mais de 17 milhões de clientes.
Em nome da Munich Re, uma das acionistas da Suramericana, o membro do Conselho Pina Albo declarou: "Estamos satisfeitos com a aquisição e aguardamos com grande interesse os resultados que ela poderá trazer".
A transação ainda está sujeita a aprovações regulamentares em cada país respectivo, mas deve ser concluída até o final de 2016. A Lazard atuou como a única consultora financeira da Suramericana, enquanto a Goldman Sachs serviu como a única consultora financeira da RSA.
Sobre SuramericanaCom mais de 70 anos de experiência, a Suramericana é hoje um dos principais grupos de seguro na Colômbia e na América Central, com uma base total de 10 milhões de clientes.
A Suramericana é subsidiária do Grupo SURA (81.1%). A participação acionária restante é da Munich Re (18.9%).
Na Colômbia, a Suramericana não é apenas a companhia de seguros número um, mas também uma importante operadora no setor de previdência social, oferecendo serviços de seguros contra incapacidade, planos de saúde obrigatórios e pré-pagos, além de outros serviços gerais como serviços de diagnósticos, tratamento de saúde e consultoria de riscos trabalhistas. Também oferece soluções de seguro de P&C e seguro de vida.
Sobre o Grupo SuraO Grupo de Inversiones Suramericana, a empresa controladora da SURA Business Group, é uma empresa latino-americana registrada na Bolsa de Valores da Colômbia e também registrada no programa de ADRs de nível 1 nos Estados Unidos. É também a única companhia latino-americana do Setor de Serviços Financeiros Diversificados a ser admitida no Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (DJSI -- Dow Jones Sustainability Index), que rastreia empresas que se tornaram referências mundiais graças às melhores práticas que adotaram dos pontos de vista econômico, ambiental e social.
O Grupo SURA tem dois campos de investimento: seus interesses estratégicos essenciais nos setores de serviços financeiros, seguro, pensão, poupança e investimentos. Tem ainda interesses industriais, principalmente nas áreas de alimentos processados, cimento e energia.
Sobre a RSA Insurance Group plcCom mais de 300 anos de tradição, a RSA é um grupo multinacional de seguro registrado em bolsa. A RSA mantém suas operações essenciais no Reino Unido, Escandinávia, Canadá, Irlanda e América Latina e tem a capacidade de segurar empresas em cerca de 140 países. Com um foco em seguros gerais, a RSA tem cerca de 19.000 empregados e, em 2014, seus prêmios subscritos líquidos foram de £ 7,5 bilhões.
Valores em COP e em USD, usando FX GBP para COP de 4.741 e GBP para USD de 1,52
To view the original version on PR Newswire, visit:
http://www.prnewswire.com/news-releases/suramericana-vai-adquirir-operacoes-da-rsa-na-america-latina-300140085.html
FONTE Suramericana S.A.