São Paulo--(
DINO - 08 set, 2015) - Na maior feira de beleza profissional das Américas,ocorreu a premiação do 8o. Prêmio ANABEL ? Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza. A premiação foi dividida em três categorias: responsabilidade ambiental, responsabilidade social e fornecedor do ano o Projeto Beleza Solidária recebeu o premio na categoria de responsabilidade social
O Projeto Beleza Solidaria é iniciativa voltada à recuperação das identidades das mulheres e ao seu empoderamento. Criado por Inocência Manoel, fundadora da Inoar Cosméticos, não possui vínculos políticos e não conta com apoios governamentais. Seus programas surgiram a partir da preocupação de Inocência e do filho Alexandre Nascimento com as limitadas alternativas do mercado de trabalho que, via de regra, exclui mulheres carentes, restando-lhes o subemprego. Em todos os discursos, a idealizadora do Projeto afirma que a identidade feminina tem inicio com a aparência e, esta, estimula a procura por colocações, permite a percepção das vocações, leva ao desenvolvimento de competências.
Premiado em todo o mundo, citado em publicações nacionais e internacionais, o Beleza Solidaria desenvolve-se de maneira simples e eficaz. Acontece por meio de programas de formação de cabeleireiras, assistentes e manicures. Uma vez formadas, as alunas recebem mobiliário e produtos para estabelecerem-se no mercado da beleza, um dos setores que mais crescem no Brasil e no mundo. O empoderamento é certo e há relatos de famílias inteiras mantidas exclusivamente pelo trabalho de ex-alunas. Não raro, contam com o apoio de seus maridos que, por opção ou desemprego, tornam-se assistentes ou administradores dos negócios.
A percepção de Inocência Manoel, tanto como consumidora, quanto por ter atuado como cabeleireira, leva ao Projeto a mesma força aplicada na construção de sua empresa. O conhecimento das bases da população, a convicção quanto à natural vaidade das mulheres e a consciência do imenso potencial feminino são as bases de seus empreendimentos. A expansão do Beleza Solidária é inequívoca e comprova que as necessidades humanas são as mesmas, não importa o país.
As ações do Projeto estão presentes em comunidades locais e internacionais. No Brasil, beneficiam Organizações Não Governamentais de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, atingem aldeias indígenas e bairros carentes de varias cidades, distribuindo produtos e oferecendo serviços profissionais. Na África do Sul, o Beleza Solidaria participou do Mandela Day, atuando em abrigos de idosos, levando bem-estar às mais carentes instituições locais. Rita Thomas, consulesa do Marrocos, veio ao Brasil a fim de firmar parceria e disseminar as ações do Projeto em seu país. Naturalmente, por seu modelo independente e soluções imediatas, o Beleza Solidaria expande as atividades e foi reconhecido na Europa por contribuições em programas de apoio aos portadores de HIV/Aids.
Com quinze anos de atuação em 2015, o Projeto solidifica-se com a inauguração de sua sede. Se o objetivo é recuperar identidades, também recupera comunidades. O Memorial e Centro de Capacitação e Artes "Elza Brasil do Nascimento" leva o nome da mãe de Inocência Manoel e instala-se em local anteriormente ligado a episódios de tráfico de drogas em Assis. A comunidade local será valorizada. Os programas serão ampliados com cursos que vão além das formações voltadas à beleza. Gastronomia, alfabetização de jovens e adultos, capacitação de garçons e copeiras estão entre os objetivos de formação.
O logotipo do Beleza Solidaria traz um coração, imagem associada ao amor. Instalado em Assis, contribuirá para a vocação da "Cidade Fraternal". De Assis para o mundo. Belo é ser solidário.