Releases 18/09/2018 - 16:35

5 passos para uma promoção ainda neste ano


São Paulo, SP--(DINO - 18 set, 2018) - Esforço, foco, liderança e bom relacionamento são os motivos que levam um profissional a ser promovido, independentemente de sua área de atuação - é o que mostra a pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento que entrevistou mais de 350 gerentes, diretores e supervisores das mais distintas áreas de empresas de todos os portes.

Para que a promoção ocorra, porém, é preciso que os colaboradores dominem bem suas funções. Ou seja, o tempo de serviço também contribui para as chances de uma elevação de cargo. "É preciso ter em mente que todos os funcionários estão avançando em tempo de serviço e, da mesma maneira que existe uma concorrência para obter um emprego, existe uma concorrência interna para crescer dentro da empresa", observa Bruno Cunha, Headhunter & Master Coach de Carreira da Pontus Consultoria em RH (www.coachbrunocunha.com).

Para o headhunter, a postura a ser assumida deve ter como foco principal o crescimento pessoal e não o avanço comparativo. "Não se trata de assumir uma postura competitiva diante dos colegas, mas de encontrar formas de se destacar em meio a profissional igualmente experientes e qualificados, afinal não conseguimos concorrer com o outro, e sim apenas com os nossos próprios limites", explica. A seguir, ele lista os principais passos que levarão o profissional a este destaque:

1. Investir em formação

Uma das maneiras de valorizar a carreira é dar uma turbinada na parte teórica da profissão que se deseja seguir. Os funcionários que não possuem curso superior podem investir nessa iniciativa, optando por cursos a distância ou semipresenciais caso não tenham tempo para uma graduação presencial. Cursos de pós-graduação, extensão e MBA são as melhores opções para quem já se formou e que não quer ficar parado em sua formação. O mais importante é ter assertividade no investimento da área profissional, pois muitas vezes é possível cometer grandes equívocos quanto a escolha de suas titulações.

Além disso, vale a pena para o profissional procurar sempre cursos de um dia, palestras e eventos do segmento em que tem interesse. Geralmente, esse tipo de atividade tem um viés mais dinâmico e pode ser interessante para obter novas perspectivas.

2. Desenvolver um novo projeto

Executar bem o trabalho proposto é essencial para ser bem visto pela empresa, mas nem sempre é suficiente para demonstrar à chefia que o funcionário pode mais do que aquilo. Além de passar uma errônea ideia de comodismo, simplesmente fazer o serviço não deixa transparecer conhecimentos a mais e a vontade de crescimento.

Por isso, a dica para quem quer ser promovido é pensar em novas estratégias, técnicas, metodologias ou ampliações para o seu departamento ou para o segmento para o qual quer pretende crescer. Esse é o momento de colocar todo o conhecimento em prática e elaborar defesas, modelos e testes para apresentar aos superiores e aos colegas. No caso de uma apresentação mais formal, é interessante ter exemplos práticos e material para expor aquilo que deve ser feito, assim como pedir opiniões de colegas.

3. Networking e visibilidade profissional

Não é por estar empregado e feliz com a empresa em que trabalha que um funcionário precisa parar de observar outras vagas e conhecer novos parceiros. Ao contrário, essa postura é essencial para encontrar oportunidades interessantes e para ampliar a rede de contatos, tornando-se mais conhecido no meio e até mesmo requisitado por empresas semelhantes e ganhar visibilidade profissional. Isso valoriza o funcionário e pode até mesmo servir de argumentação na hora de pleitear a promoção.

4. Competências para o cargo desejado

É possível que a mudança de cargo traga consigo novas funções e necessidades de competências. "A mudança de cargo requer o desenvolvimento de novos comportamentos, afinal imagine assumir um novo cargo ou hierarquia e continuar com mesmos comportamentos de antes?" diz Bruno Cunha. Por isso, o funcionário deve estar sempre preparado para o que surgir e já saber quais as atividades que irá desempenhar. Vale a pena, por isso, oferecer-se para participar de reuniões e projetos dessa área.

5. Entender o mercado versus segmento

De nada adianta preparar-se adequadamente para uma promoção se o funcionário não estiver a par das características do mercado e, é claro, da empresa em que atua. Saber como funciona o plano de carreira na área desejada, quais as chances reais do crescimento, é a primeira parte da tarefa, que deve sempre ser seguida de um acompanhamento geral do segmento, observando salários de cargos do mesmo nível e a experiência e o perfil de quem os ocupa.

Conheça mais sobre Bruno Cunha

Bruno Cunha é Headhunter & Master Coach de Carreira, com mais de 10.000 horas de atendimento presencial e online, ajudou milhares de profissionais no processo de desenvolvimento, recolocação profissional e transição de carreira. Saiba mais acessando o seu portal http://www.coachbrunocunha.com



Website: http://www.coachbrunocunha.com