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DINO - 18 jul, 2019) - Até 2020, o volume de dados gerados por organizações de todo o mundo deverá alcançar a marca dos 44 trilhões de gigabytes ou 44 zettabytes, segundo estudo do Instituto for the Future (IFTF). Já a pesquisa Universe of Opportunities and Challenges indica que, no mesmo período, os investimentos na esfera digital aumentarão 40% entre corporações e governos. Em se tratando de cifras, o mercado de soluções de Analytics deve chegar a US$ 22,8 bilhões até 2020, segundo o Gartner. Já estudo da MarketsandMarkets projeta que os investimentos nesta área batam na casa dos US$ 27 bilhões até o final do próximo ano, com expansão anual composta (CAGR - Compound Annual Growth Rate) de 8,4%. Outro levantamento, feito pela IT Mídia com mais de 1 mil respondentes, indica Analytics como a tecnologia considerada a de maior impacto para os negócios de empresas dos mais diversos segmentos nos próximos anos. Uma das razões para este apontamento é o fato de que, conforme os estudos, estas soluções permitem aos gestores terem maior conhecimento sobre seus ecossistemas - clientes, parceiros, fornecedores - e, com isso, desenharem e executarem melhores planos de ação. Já a IDC projeta que, até 2021, organizações de todo o mundo, tanto públicas quanto privadas, terão de fazer movimentos em grande escala na chamada Transformação Digital, abrangendo mudanças em seus métodos, sistemas e direcionamentos, visando, principalmente, à digitalização de processos para ganho de agilidade e a gestão embasada em dados para melhoria das tomadas de decisão.Um cenário que não permite negligenciar o uso das informações - pelo menos não por organizações que busquem a inovação e a evolução contínua de suas estratégias de gestão e entrega de serviços/atendimento. A análise é de executivos da LTA-RH Informática e da Hitachi Vantara, que trabalham tecnologias de Business Analytics e integração de dados em parceria. O tema esteve presente, por exemplo, na participação das duas companhias na Conferência Gartner Data & Analytics 2019. Um das soluções colocadas no centro desta estratégia é o Pentaho, parte do portfólio da Hitachi Vantara e da oferta da LTA-RH Informática que inclui uma plataforma intuitiva, com recursos para integrar todos os tipos de dados, independente da fonte e formato. A plataforma oferece configuração simplificada, implementação e administração de ferramentas de Analytics e de integração de dados, bem como designer gráfico de ETL, que auxilia a simplificar a criação de pipelines, além de uma biblioteca de componentes previamente construídos para ajudar nos processos de análise de dados. Desta forma, o Pentaho analisa as informações de maneira histórica, ao realizar a correlação entre eventos e resultados. Trata-se de uma plataforma open source, que possui uma versão amplamente utilizada por instituições de ensino, além do modelo Enterprise, no qual conta com automação de tarefas e inteligência de análise de dados em níveis elevados, com a utilização das tecnologias disruptivas de Big Data e Analytics. 'O volume de dados atualmente disponível é fundamental para guiar negócios, mas somente se os gestores e as empresas, tanto públicas quanto privadas, souberem tirar valor dos mesmos. Estamos falando de uma cultura de estratégia data-driven, que é permeada pela tecnologia e garante maior eficiência na extração, tratamento e utilização das informações', destaca Henrique Barcelos, consultor da LTA-RH. Conforme o executivo, a cooperação entre a empresa e a parceira Hitachi Vantara foca a Transformação Digital e informacional por meio de tecnologias que podem ajudar na integração de dados e uso de insights para nortear a tomada de decisões assertivas. 'A LTA-RH Informática é uma parceira fundamental para a Hitachi Vantara, especialmente por sua presença no setor público. Ela distribui toda a linha de soluções Analytics e IoT da Hitachi Vantara e faz parte da nossa estratégia de capilaridade no atendimento em toda as regiões do Brasil', diz Erico Guessi, gerente Sênior de Alianças da Hitachi Vantara Brasil. Já Ítalo Ruann, líder da área de Analytics, Big Data, IoT e IA da LTA-RH Informática, afirma que um exemplo disso é a análise de vídeos: arquivos de formatos específicos com capacidade de gerar inúmeros insights através de ferramentas de Machine Learning e tecnologias de Inteligência Artificial (IA). 'Estas informações podem auxiliar, por exemplo, na gestão do tráfego de carros em uma via, de pessoas em um aeroporto, da necessidade de segurança em determinado local, ou indicar a quantidade de leitos livre em uma UTI. São infinitas possibilidades de melhorias em processos cotidianos', destaca Ruann.