São Paulo, SP--(
DINO - 06 out, 2017) - Um poderia dizer que o dinheiro dá poder às pessoas, permite que comprem, vendam, ou guardem os frutos que vieram do seu trabalho para depois aproveitar no futuro. Dá uma certa liberdade, sem depender de mais ninguém, capacita e aumenta o poder da decisão e a escolha individual. Pelo menos é a forma que se imagina que funciona quando nem tudo está sendo monitorado. Porém, até onde chega essa liberdade, se chegamos no ponto onde tudo está sendo registrado e controlado? Como os bancos são quem cuida de seu dinheiro, então é natural que o início do rastreamento venha por parte deles, e para isso, primeiro é necessário ter uma conta bancária. Independentemente de como você abre uma conta, tem algumas informações básicas que são solicitadas como RG, detalhes pessoais, data de nascimento, endereço e mais? e para essa mesma conta que levou tanto trabalho abrir, às vezes pode ser ainda mais complicado conseguir a fechar.
De acordo com pesquisa da
World Payments Report em 2016 um total de 39% da População Mundial não possuía uma conta bancária. Com isso em mente, a comunidade financeira internacional deve trabalhar em conjunto com governos e com o setor privado para enfrentar os desafios da digitalização dos pagamentos, e assim alcançar o potencial e benefícios de ter pagamentos confiáveis e consistentes.
No Brasil o programa Bolsa Família reduziu seus custos de transação de 14,7% dos pagamentos totais para 2,6% quando incluiu vários benefícios usando um cartão de pagamento eletrônico segundo o World Bank Development Research Group.
Porém devemos parar e pensar por um segundo, realmente o que poderia acontecer se os pagamentos da nossa sociedade viram totalmente digitais? Primeiro, essa transição para a moeda digital poderia até acelerar a desvalorização e o desaparecimento do dólar norte-americano como moeda de reserva do mundo. Existem enormes quantidades de dólares em circulação no exterior. É possível que os detentores de dólares no exterior os vendam rapidamente, como uma reação ao futuro incerto do mundo eletrônico.
Porém, existe um aspecto importante que vem nos prejudicando a todos há tempo, e pode se beneficiar das transações digitais... a burocracia do sistema financeiro sempre foi um obstáculo ao progresso para os pobres ou menos afortunados financeiramente falando, complicando demais a gestão ou inserindo taxas exorbitantes nos serviços que permitem isso. Agora, se um quer ter os benefícios que resultam de ter uma conta bancária, como controle de suas despesas ou relatórios digitais, tem formas de sobre passar algumas das barreiras do sistema financeiro...e precisa apenas do seu celular.
Um celular e o uso da operadora pode ser comprado. Você não precisa abrir tantas informações pessoais para ter essa liberdade. E sim, já há um tempo que existe a possibilidade de um poder conectar a conta do celular ao armazenamento de seu dinheiro, dando enorme papel a desempenhar no futuro novas formas de dinheiro digital. Isso está abrindo novas possibilidades antes nem imaginadas, a dando lugar a alternativas para pagar ou receber pagamentos.
Inclusive as igrejas percebem que as doações aumentaram dramaticamente como resultado desses novos tipos de táticas de cobrança .
O dinheiro vivo agora representa apenas cerca de 2% das transações financeiras da Suécia. Com um caso assim, seria preciso apenas algumas teclas para ordenar todas as instituições financeiras a recusar qualquer retirada ou pagamento desse indivíduo e ou para congelar qualquer acesso a fundos. Isso sendo se seu dinheiro digital está todo no banco, mas se estiver em uma conta digital alternativa, já não aconteceria, como está sendo cada vez com as e-wallets ou carteiras digitais. Com esse método o único que o usuário precisa é uma conta de celular, e transferir seu dinheiro ou até mesmo depositar o dinheiro, que é convertido em uma moeda digital nessa nova conta.
Uma empresa no Brasil que atua com método similar é a startup Tarwi, uma solução de pagamento mobile para a indústria de eventos. A empresa permite que os usuários efetuem seus pagamentos no bar em eventos usando apenas o celular por meio de QR code. Facilitando os pedidos e transações no bar, como também provendo maior segurança e praticidade aos consumidores. "Permitimos que você pague simplesmente mostrando seu celular ao atendente... ao fazer a leitura, seu telefone em seguida transmite um sinal seguro que comunica suas informações de pagamento. Em momento nenhum precisa tirar seu cartão ou dinheiro da sua carteira", afirma; Alistair Gillespie, cofundador e diretor comercial da Tarwi.
O pagamento por celular e transações digitais, podem trazer vários benefícios para consumidores e empresas. Por exemplo, pequenas e novas empresas podem adotar programas de pagamento móvel, já que não possuem grande infraestrutura e entrar diretamente no mercado. Podem começar a aceitar pagamentos com cartão de crédito através de um programa de pagamento móvel, utilizando apenas o celular para transações e assim aumentar imediatamente sua base de clientes e vendas. Imagina todo o potencial que pode trazer a negócios em regiões isoladas onde pode ser bem difícil ter acesso a bancos, dinheiro vivo e até aceitar pagamentos com cartões. As regras do jogo irão mudar instantaneamente.
Website:
http://www.tarwi.com.br