Brasília - DF--(
DINO - 31 out, 2016) - Com melhora na macroeconomia, órgãos passam a solicitar abertura de novas vagas através de concursos
Se você quer se candidatar ao cargo de funcionário público, em 2017 será o ano ideal para isso. Neste ano que se aproxima, os Concursos Públicos prometidos para abertura de vagas, ofertam uma excelente remuneração, além de muitos outros benefícios.
São concursos muito concorridos e bastante aguardados pelos concurseiros, então, é bom ficar sempre atento ao que vem por aí para não perder a oportunidade, para tanto, acompanhar as novidades sobre concursos 2017 (
http://sigaconcursos.com/concursos-previstos/) é essencial para não ficar para trás na hora de ter informações!
Com o grande aumento do desemprego, ocasionado principalmente pela crise econômica em que nosso país se encontra, os brasileiros estão recorrendo cada vez mais aos Concursos Públicos, principalmente para conseguir estabilidade profissional e financeira. E isso só é possível com a aprovação em concursos, o que requer muita dedicação e esforço para obter bons resultados.
Mesmo que nosso país não esteja em sua melhor fase para novas contratações, o Estado precisa continuar oferecendo um bom serviço à sociedade. Para isso, é necessário admissão de funcionários para completar a equipe. Pode-se esperar certames como o Concurso Polícia Federal 2017, o qual oferece uma boa remuneração desde o início da carreira.
Por estes motivos é que se espera ótimos concursos para 2017. Entre os mais aguardados estão o e também o Concurso Anvisa 2017 com vagas para cargos de formação média e superior. Então, nada melhor que começar a se preparar para se destacar e ficar à frente dos seus concorrentes.
PLOA 2017
A Proposta de Lei Orçamentária Anual para 2017, divulga uma boa expectativa para os concursos deste ano que virá.
Em contraposição ao ano de 2016, em que o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) anunciou que deveria ser feita uma redução de gastos para reconstituir a receita. E como medida, foi feita a suspensão de concursos públicos para os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), como divulgado em nota pelo Ministério.
Para 2016, só foram mantidos os concursos que já haviam sido autorizados desde o ano anterior e também concursos de empresas estatais que não são ligadas ao governo. O corte dos concursos públicos deste ano, implicou uma redução de R$1,5 bilhão.
Em nota, o MPDG declarou que "o governo federal está fazendo um esforço fiscal e todas as áreas devem se adaptar às novas realidades, a fim de garantir a eficiência da gestão pública."
Já para 2017, podemos esperar certames como o Concurso TSE 2017, IBGE, Ministério Público, ANS, Receita Federal, INSS (
http://sigaconcursos.com/concurso-inss-2017/) e muitos outros, passando de mais de 20 órgãos que terão seus editais publicados.
Na proposta enviada ao Congresso, a grande expectativa está no concurso da Receita Federal, que abrirá vagas de nível médio e superior, com cargos para auditor fiscal, analista e técnico-administrativo.
Para esses certames serem publicados e validados, é preciso que o PLOA passe por um processo orçamentário composto por 4 fases: Elaboração, aprovação, execução e controle.
No Orçamento Cidadão, divulgado pelo MPDG, podemos entender melhor cada fase deste processo orçamentário:
1. ELABORAÇÃO
O Poder Executivo faz a captação e consolidação das propostas de cada Ministério e dos demais Poderes, por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento ? SIOP. Posteriormente, o PLOA deve ser encaminhado ao Poder Legislativo para aprovação.
2. APROVAÇÃO
Em seguida, o PLOA, com seus ajustes, segue para aprovação no Congresso Nacional e uma vez aprovado é encaminhado para sanção ou veto do Presidente da República. Em caso de vetos, caberá ao Congresso Nacional apreciá-los, podendo rejeitá-los ou não.
3. EXECUÇÃO
Na fase de execução, os valores aprovados na Lei Orçamentária podem revelar-se insuficientes ou podem ocorrer necessidades de realização de despesas não autorizadas inicialmente. Diante de tais situações, a LOA poderá ser alterada no decorrer de sua execução por meio de créditos adicionais.
4. CONTROLE
Existem dois sistemas de controle da execução orçamentária: interno e externo. O controle interno é realizado pelo órgão no âmbito da própria Administração, dentro de sua estrutura. O controle externo é realizado por uma instituição independente e autônoma. No caso da União, o controle externo é exercido pelo Congresso Nacional, auxiliado pelo Tribunal de Contas da União ? TCU.
Passando por todas essas fases, o Projeto é aprovado e os certames serão divulgados.
Espera-se que este processo possa ser aprovado antes do recesso de fim de ano para que os concurseiros já saibam o que podem esperar para o ano de 2017.
Como se preparar?
Como são concursos que estão em previsão de abertura, ainda não há editais sobre o certame, mas para quem deseja se preparar com antecedência, há um a dica que deve ser seguida para um resultado excelente:
A melhor forma de iniciar os estudos para o Concurso que você tem em vista, é ler o edital do último exame.
Mesmo sendo um edital que não é do ano do concurso que você deseja, ele ainda vale para você ter como base para o exame que virá.
Os editais de um concurso para outro, mantem em média, 90% do seu regulamento. Ou seja, pode-se esperar que o edital do concurso anterior, tenha alterações apenas em cargos, quantidade de vagas e datas para que aconteça o certame.
As disciplinas exigidas nas provas, na maioria das vezes, permanecem as mesmas de acordo com o cargo que você deseja se candidatar.
Começar a se preparar e organizar um bom plano de estudos, será primordial para conquistar sua vaga. Como bem sabemos, a concorrência para os concursos é grande. E se você deseja ter um bom resultado, deve começar a se preparar a partir de hoje.
Pesquise o edital do concurso que você deseja se candidatar, programe seus estudos diariamente, pratique provas e simulados, e quando o certame for publicado, com certeza você já estará preparado.
Website:
http://sigaconcursos.com/concursos-previstos/