MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50860350&lang=pt
INNSBRUCK, Áustria--(
BUSINESS WIRE)--9 de Maio de 2014--Novos dados demonstram que o tratamento com desmopressina que se dissolve na boca (MINIRIN
® Melt)* melhora os padrões de sono e o funcionamento psicológico (incluindo problemas de atenção e de memória) de crianças com enurese noturna (incontinência urinária noturna). O impacto negativo da incontinência urinária noturna no funcionamento neuropsicológico das crianças (ex. ansiedade e problemas de autoestima) também foi demonstrado.
1,2 Os dados de um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Ghent, na Bélgica, foram apresentados no 25
º congresso anual da Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica (sigla em inglês, ESPU) em Innsbruck, na Áustria.
Os resultados foram baseados em um estudo envolvendo 30 crianças com incontinência urinária noturna, com idade entre 6 e 16 anos, que foram testadas antes e após o tratamento com desmopressina por um período de 6 meses. Os dados mostraram que a melhoria na incontinência urinária noturna, após seis meses de tratamento com desmopressina, resultou numa redução significativa na interrupção do sono, demonstrada por um número menor de movimentos límbicos periódicos por hora de sono (índice em inglês, PLMS) (p<0,001) e pela redução de despertares corticais (p<0,01).
1
Além disso, após seis meses de tratamento com desmopressina as crianças com incontinência urinária noturna apresentaram melhorais significativas no seu funcionamento psicológico. Houve reduções significativas dos problemas de atenção relatados pelos pais (p<0,01), assim como no interiorizar (p<0,05) e exteriorizar (p<0,01) problemas. Houve também melhorias significativas na qualidade de vida (p<0,01), no funcionamento executivo (p<0,01) e na memória auditiva (p<0,01).
1
Outros dados do estudo apresentado na ESPU identificaram quais são os problemas psicológicos de crianças que sofrem de incontinência urinária noturna, bem como foram capazes de identificar quais destes problemas se relacionam com sintomas clínicos específicos. De fato, 80% das crianças que sofriam de incontinência urinária noturna no estudo tinham pelo menos uma dificuldade psicológica, motora ou neurológica.
2 Foi demonstrada uma relação de correlação positiva entre o número de noites envolvendo acidentes de incontinência urinária vivenciados por uma criança e a presença de problemas sociais e de ansiedade/depressão. De outro lado, foi demonstrada uma relação de correlação negativa entre o número de noites com acidente de incontinência urinária e a autoestima social.
2
Comentando estes resultados, a psicóloga clínica, Charlotte Van Herzeele, do Departamento de Nefrologia e Urologia Pediátrica do Hospital Universitário de Ghent, na Bélgica, disse: "Sabemos que a incontinência urinária noturna causa um impacto negativo tanto na vida das crianças como na de suas famílias. No entanto, estes novos dados sugerem que o impacto é mais profundo do que se acreditava anteriormente, destacando a necessidade dos pais de procurar ajuda médica para seus filhos e de explorar as opções de tratamento disponíveis."
A Dra. Karlien Dhondt, psiquiatra infantil do centro pediátrico do sono do Hospital Universitário de Ghent, na Bélgica, disse, "A idade em que as crianças são mais propensas a sofrer de incontinência urinária noturna é um momento crucial no seu desenvolvimento psicológico e neurocognitivo. Este estudo mostrou que o tratamento da incontinência urinária noturna pode melhorar a qualidade do sono de uma criança e o funcionamento psicológico em uma série de parâmetros."
Até 16% das crianças com idade de 5 anos molham frequentemente a cama.
3,4 Depois de doenças alérgicas, a enurese é a condição crônica mais comum durante a infância.
5 Apesar de ser uma doença extremamente comum, a enurese pode causar um impacto psicológico significativo nas pessoas afetadas e ser ainda um fardo econômico em suas famílias.
6
*A desmopressina feita para se dissolver na boca é indicada para o tratamento de incontinência urinária noturna em 82 países em todo o mundo e é comercializada sob vários nomes, incluindo MINIRIN
®Melt, Desmomelt
® e DDAVP
® Melt.
Sobre o estudo
Estes dados são baseados em um estudo multimétodo (polissonografia,monitorização do sono, questionários, entrevistas clínicas, testes neuropsicológicos) e multifontes (foram questionados crianças, pais e professores), envolvendo crianças de 6 a 16 anos encaminhadas à assistência de nível terciário e diagnosticadas com Enurese Noturna Monossintomática (ou, simplesmente incontinência urinária noturna) associada à poliúria noturna . A poliúria noturna foi definida como diurese noturna>100% do volume da bexiga em relação à idade. Pacientes foram testados utilizando várias medidas diferentes antes do início do tratamento com desmopressina em forma dissolúvel e após seis meses de tratamento.
1,2
Sobre a desmopressina
MINIRIN
® (desmopressina) é uma forma de vasopressina criada artificialmente (sintética), hormônio antidiurético de ocorrência natural que controla o equilíbrio dos níveis de água no corpo.
7 A desmopressina funciona ao ligar os receptores antidiuréticos (V2) nos rins, imitando o efeito do hormônio antidiurético de ocorrência natural. Este processo pode evitar que quantidades excessivas de água sejam filtradas para fora do sangue, reduzindo o volume de urina produzida.
8 Estudos sobre a incontinência urinária noturna demonstraram que o tratamento a longo prazo com a desmopressina é eficaz, bem tolerado e pode ajudar em melhoras de longo prazo para noites enxutas.
9,10
Sobre a Ferring Pharmaceuticals
Com sede na Suíça, Ferring Pharmaceuticals é um grupo biofarmacêutico especializado, voltado para a pesquisa e activo nos mercados globais. A empresa identifica, desenvolve e comercializa produtos inovadores nas áreas de saúde reprodutiva, urologia, gastroenterologia e endocrinologia. A Ferring possui suas próprias subsidiárias operacionais em 55 países e comercializa os seus produtos em mais de 100 países. Para saber mais sobre a Ferring ou seus produtos, visite
www.ferring.com.
Todas as marcas mencionadas acima são de propriedade da Ferring B.V.
Referências
1 Van Herzeele, C. 2014. Desmopressin improves sleep pattern and psychological functioning in patients with monosymptomatic nocturnal enuresis. (Desmopressina melhora o padrão de sono e o funcionamento psicológico em pacientes com enurese noturna monossintomática). Poster # S13-3. Congresso da Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica, de 07 a 10 de maio de 2014, Innsbruck, Áustria.
2 Van Herzeele, C. 2014. Correlation between clinical symptoms of nocturnal enuresis and neuropsychological functioning. (Correlação entre sintomas clínicos de enurese noturna e funcionamento neuropsicológico). Poster # S13-5. Congresso da Sociedade Europeia de Urologia Pediátrica, de 07 a 10 de maio de 2014, Innsbruck, Áustria.
3 Fergusson et al.
Behav Psychother 1986;78:884-90
4 Yeung CK et al.
BJU Int 2006;97:1069-1073
5 Hjälmås K, Nocturnal Enuresis in children (Enurese Noturna em Crianças), Barnklinikerna, Ostra sjukhuset, Göteborg. Nordisk Medicin [1998, 113(1):13-5, 15]
http://europepmc.org/abstract/MED/9465701
6 Tryggve Nevéus et al, Enuresis Background and Treatment (Enurese - Histórico e Tratamento) Scand J Urol Nephrol Suppl 206: 144, 2000
7 Cornu J et al. A Contemporary Assessment of Nocturia: Definition, Epidemiology, Pathophysiology, and Managementa Systematic Review and Meta-analysis. (Uma avaliação contemporânea de noctúria: Definição, Epidemiologia, Fisiopatologia e Gestão- uma revisão sistemática e meta-análise). European Urology 2012.
http://dx.doi.org/10.1016/j.eururo.2012.07.004
8 Nørgaard JP, Harris AS. A passion for Peptides (Uma paixão por peptídeos). Publicado em 2011 por Ferring Pharmaceuticals. ISBN 978-87-994103-0-9
http://biomed.papers.upol.cz/pdfs/bio/2013/01/15.pdf
9 Lottmann H, Baydala L, Eggert P, Klein BM, Evans J, Norgaard JP. Long-term desmopressin response in primary nocturnal enuresis: open-label, multinational study. (Resposta a longo prazo da desmopressina em enurese noturna primária: estudo aberto e multinacional).Int J Clin Pract 2009;63(1):35-45.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19125991
10 Evans J, Malmsten B, Maddocks A, Popli HS, Lottmann H; on behalf of the UK study group. Randomized comparison of long-term desmopressin and alarm treatment for bedwetting. (Em nome do grupo de estudo do Reino Unido. Comparação randomizada de desmopressina a longo prazo e tratamento com alarme para enurese).
J Pediatr Urol 2011 Feb;7(1):21-9. Epub 2010 Jun 25.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20579938
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Please see here for the 'Bedwetting in Children' infographic:
http://bit.ly/1mHTtrO
Photos/Multimedia Gallery Available: http://www.businesswire.com/multimedia/home/20140509005303/pt/
Ferring Pharmaceuticals
Patrick Gorman, +41 (0) 58 301 00 53
patrick.gorman@ferring.comou
Tonic Life Communications
Emma Coughlan, +44 (0) 7896 075431
emma.coughlan@toniclc.com