Localizada sobre três importantes aquíferos, a cidade garante grande oferta de água para casas e indústrias.
Considerada uma cidade 300%, em função de possuir 100% de abastecimento de água, 100% de coleta de esgotos e 100% de tratamento de esgotos, Lins é considerada uma cidade privilegiada. O apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), localizada no município, também proporciona estabilidade para os investidores e moradores.
A Sabesp na cidade de Lins opera um sistema de distribuição com 235 km de extensão de rede que fornece abastecimento de água 24 horas por dia. Com Centro de Controle Operacional, que monitora o sistema de produção para 27 mil residências e um volume total de 9,5 milhões de litros de reservação de água em todo o município, on line, 24 horas por dia. Isto garante segurança operacional para que qualquer anomalia do sistema seja identificada e corrigida antes de ocorrer irregularidade no abastecimento.
O município de Lins recebe abastecimento através de 21 poços artesianos profundos que captam água de mananciais subterrâneos que não demandam tratamento, apenas a adição de cloro e de flúor. Os poços garantem o abastecimento contínuo, até mesmo nos períodos de estiagem severa.
Geograficamente, a cidade recebe água captada do Aquífero Bauru, acima da formação de basalto conhecida como Serra Geral, do Aquífero Serra Geral, que abastece boa parte da cidade e por último, em uma profundidade média de 800 metros, na formação geológica de arenito conhecida como piramboia, o Aquífero Guarani, com vazões da ordem de 500m³/h.
Por estar localizada no entroncamento de importantes rodovias - Marechal Rondon SP-300 e Rodovia Transbrasiliana BR-153 - ferrovia e hidrovia, a cidade de Lins é beneficiada pelo seu local estratégico. O acesso à água de mananciais subterrâneos garante ao município a capacidade de desenvolvimento, tanto do ponto de vista populacional quanto econômico.
Além da qualidade da água distribuída e dos efluentes tratados e da localização estratégica, a cidade também é um polo educacional. Conhecida como "a cidade das escolas", Lins conta com quatro instituições de ensino superior e mais de 60 escolas de ensino infantil, fundamental e médio. O município também possui dois grandes dois particulares e a Santa Casa de Lins, referencia regional em atendimento.
Todo esgoto coletado na cidade é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgotos - ETE, composta por três conjuntos paralelos de lagoas de estabilização tipo australiano (lagoas anaeróbias seguidas de lagoas facultativas), que proporcionam tratamento dentro do estabelecido na legislação vigente. O efluente do tratamento, já livre de sua carga poluidora, é lançado nos rios sem nenhum tipo de impacto, cuidando desta forma para que o meio ambiente seja protegido, garantindo rios limpos e cheios de vida.
Para mais informações sobre a cidade de Lins, acesse www.lins.sp.gov.br ou ligue para (14) 3533-4250.