São Paulo--(
DINO - 03 set, 2019) -
Com a taxa de juros em queda, muitos brasileiros começaram a analisar a Bolsa de Valores como uma opção para amenizar os efeitos causados por tal cenário nos investimentos.
Não à toa, a B3 apontou em maio de 2019 que o número de pessoas físicas nesse mercado chegou à marca de 1,1 milhão – um recorde. Dessa forma,
ferramentas para investidores desse segmento ganham cada vez mais espaço.
Elas podem ocorrer sob a forma de site, aplicativo ou blog. O conceito desse tipo de recurso vai desde uma reunião de dados importantes sobre determinado tipo de investimento até indicações sobre possíveis bons investimentos.
Fundos de investimento
Entre tais ferramentas está o
comparativo de Fundos de Investimentos Suno Research. O recurso disponibilizado pela casa de análise detalha mais de 30 mil aplicações do tipo. A ferramenta faz também atualizações diárias sobre os fundos que estão em melhor momento.
Sites como este são indicados para investidores que planejam aplicações nessa modalidade. Principalmente, porque a ferramenta auxilia tanto na concentração de informações como na forma prática em que se ‘ganha tempo’ em sua pesquisa.
O site permite analisar dados como histórico de rendimento, comparação com benchmarks, captação e dados do administrador. Entre a gama de opções existente, um dos fundos dentre os mais populares é o AZ Quest Total Return FIC FIM
.
Carteira diversificada
Também existem recursos para o investidor que foca em diversificar sua carteira com o objetivo de amenizar os efeitos da volatilidade do curto prazo.
Um exemplo
é o site Status Invest, ferramenta que possui uma base de dados contendo informações referentes a renda variável e renda fixa.
Ou seja, no portal é possível encontra dados e estatísticas sobre ações, Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) e Tesouro Direto.
Essas três modalidades de investimentos são consideradas básicas para compor uma carteira diversificada.
Longo Prazo
Uma das estratégias de atuação no mercado financeiro é a busca de retornos no longo prazo. Voltado para este tipo de investidor,
há portais como Indicadoresdevalor. Trata-se de ferramenta criada com base na filosofia fundamentalista de análise de investimento.
Isso porque o site reúne informações e dados desse tipo de análise sobre as empresas negociadas na Bolsa de Valores. Entre eles estão indicadores como ROIC, ROE, P/L, Margem líquida e liquidez corrente, por exemplo.
Dessa forma, a ferramenta serve de referência para ativos com peso no mercado. É o caso de papéis populares, como as ações VALE3, ABEV3 e ITUB4, que estão entre as mais negociadas do Ibovespa.
Preparo do investidor
O aumento do número de investidores na Bolsa também aponta para uma mudança de paradigma do brasileiro. Isso porque o país tem, historicamente, uma baixa taxa de aplicadores em renda variável, se comparado a outras economias de mesmo porte.
Ainda assim, especialistas indicam que a inciativa é só um passo e alertam que é fundamental que o “novo” investidor se prepare, estude e entenda como funcionam ambientes como o mercado financeiro.
Trata-se de uma tarefa relativamente complexa a princípio. A boa notícia é que há caminhos que permitem com que este processo seja facilitado e, de certa forma, encurtado, como através da adoção de ferramentas de auxílio.
Website:
http://www.sunoresearch.com.br