São José dos Campos, SP--(
DINO - 11 mai, 2018) - Todos os anos, milhões de estudantes disputam vagas nas instituições de ensino brasileiras. Apenas em 2017, mais de 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (
Enem), aceito como processo seletivo para muitas destas faculdades e universidades.
As perguntas de Matemática, História, Geografia e outras disciplinas, no entanto, não são as únicas questões que atormentam a vida dos jovens que pretendem entrar no mundo acadêmico e no mercado de trabalho.
Qual curso fazer? Qual carreira seguir? Por onde começar? É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha vivido esta situação.
Neste momento de decisão, a iniciativa do estudante é fundamental. É preciso pesquisar os cursos e instituições que mais interessam e conhecer o perfil dos profissionais formados por estas graduações, por exemplo. Os professores do ensino médio também podem ajudar, com a experiência de quem acompanha este processo de transição todos os anos, com turmas diferentes.
Para quem deseja auxílio profissional, a consulta a psicólogos especializados em orientação vocacional pode ser fundamental, e diversas faculdades, públicas ou particulares, oferecem este tipo de serviço gratuitamente.
Os testes vocacionais também são uma excelente alternativa, principalmente pela facilidade de acesso pela internet. Um destes sistemas é o
Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa, que já ajudou mais de 400 mil estudantes. Ele analisa as respostas, identifica as habilidades do usuário e indica profissões relacionadas a elas.
Testes vocacionais funcionam mesmo?
Esta é uma questão muito comum, principalmente quando falamos de testes gratuitos. Quando possuem uma metodologia comprovada, os testes vocacionais podem, sim, indicar cursos e profissões que mais se encaixem com a sua personalidade. Eles não podem, no entanto, substituir o trabalho e a orientação de psicólogos e profissionais da área.
No caso do Teste Vocacional Quero Bolsa, é utilizada a Teoria das Inteligências Múltiplas, do psicólogo Howard Gardner. Ele não é uma avaliação psicológica, mas uma ferramenta criada com método de associação de padrão das respostas.
Veja o que as pessoas dizem sobre o teste vocacional
Além de ajudar mais de 400 mil usuários na descoberta de um rumo profissional, o teste já contribuiu para que mais de 7 mil pessoas entrassem em um curso relacionado com seu perfil. Veja alguns comentários:
"Bateu totalmente! Entre as opções deu Sistema de Informações e Pedagogia e eu me formei exatamente nestes dois cursos", disse Marcos S.
"Achei maravilhoso. Descobri mais sobre mim", afirmou Cicero B.
"Bem certinho! Em segundo lugar, deu o curso que faço! Amooo", comemorou Liza M.
"Maravilhoso! Fiz o teste e gostei. É mesmo o meu perfil: pedagogia", comentou Maria C.
"Fiz o teste e me surpreendeu muito. [...] Sou Pedagoga e as áreas que quero fazer pós estão descritas no teste: psicologia, administração, artes visuais? adorei", elogiou Christina G.
"[...] Meu resultado deu 88% farmácia. Gostei, acho que essa é minha praia", escreveu Ana B.
Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (
www.querobolsa.com.br) é um site que auxilia estudantes a escolher e ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudos de até 75% em cursos de graduação, pós-graduação, além de profissionalizantes e técnicos, em 1.400 instituições de ensino parceiras no País.
A plataforma também reúne informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, o serviço conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS. Em 2017, o Quero Bolsa recebeu o título de "Equipe Campeã de Atendimento" no prêmio Época Reclame Aqui.
Website:
https://querobolsa.com.br