Trabalho da Fundação Vanzolini traz transparência e alinha a atuação das companhias com as exigências e regulamentos ESG de um mercado global.
Abordagem obrigatória para qualquer empresa que almeja se destacar em um ambiente corporativo cada vez mais competitivo, a estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) precisa ser bem estruturada, corretamente divulgada para os diferentes stakeholders e alinhada com os objetivos e metas de todas as áreas da companhia.
Para adquirir as certificações e estar dentro dos padrões das avaliações independentes, a implementação de iniciativas com normas globais de gestão ambiental e responsabilidade social são primordiais.
Quando corretamente orquestrado, esse trabalho estratégico fortalece a reputação da marca, conquista consumidores e atrai investidores, impactando de forma positiva os resultados de qualquer empresa. Por isso, é indispensável tratar esse assunto com seriedade, conhecendo detalhes das certificações e como conquistá-las.
Fundação Vanzolini é referência em certificações
Com quase 60 anos de história, a
Fundação Vanzolini é referência no assunto. Criada e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), a instituição sem fins lucrativos foi pioneira em trazer as certificações ISO para o país.
A credibilidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Fundação Vanzolini se faz presente na avaliação e certificação de forma independente de mais de 70 padrões normativos de produtos e sistemas de gestão, nas áreas de Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Saúde, Sistemas de Gestão, Sustentabilidade e Tecnologia da informação.
Só para ter uma ideia, a instituição certificou 834 empresas em 22 Estados apenas em 2024. No caso das certificações e avaliações relacionadas com a sustentabilidade, destacam-se:
-
ISO 14001: ideal para quem busca implementar um Sistema de Gestão Ambiental robusto, com a identificação dos pontos de melhoria, definição de metas e implementação das mudanças necessárias para o aprimoramento constante nos processos;
-
ISO 14064 - GHG Protocol: direcionado para o aprimoramento da gestão de emissões de gases de efeito estufa, garantindo a otimização das operações em alinhamento com a sustentabilidade;
-
AQUA-HQE: para o setor da construção civil, esta certificação permite alta qualidade ambiental em alinhamento com a promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e a governança;
-
EPD Brasil: De forma transparente e clara, esta declaração divulga de forma detalhada os dados para comprovar o desempenho ambiental de seus produtos e serviços;
-
SASSMAQ: instrumento desenvolvido para a indústria química para a avaliação dos Sistemas de Gestão Ambiental para que as operações atendam aos padrões de excelência necessários;
-
PBE Edifica: selo que atesta a eficiência energética de edificações, garantindo o cumprimento de exigências regulatórias, assim como as determinações de investidores;
-
Indicadores Socioambientais, como GRI, SASB, KPIs ESG e Green Bonds: destinados para a divulgação do desempenho social e ambiental das empresas do mercado de investimentos.
Os desafios ESG para as empresas
As mudanças climáticas exigiram uma atitude proativa do poder público, da sociedade e, também, das empresas para reduzir os impactos ambientais, sociais e econômicos.
Como parte integrante da comunidade, a iniciativa privada tem responsabilidades até mesmo legais relacionadas ao tema. Nos últimos anos, diversos países, como o Brasil, revisaram normas e criaram leis mais rígidas para a proteção do meio ambiente em conjunto com a promoção da igualdade social.
É importante lembrar ainda que a 30.ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP-30, será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. Esta será uma oportunidade de ouro para a expansão dos negócios das empresas brasileiras que apresentarem uma abordagem ESG legítima, eficaz e escalonável.
Em meio a isso, surge a importância das certificações e avaliações independentes, garantindo a qualidade e a confiabilidade das informações divulgadas, assim como facilitando um aprimoramento técnico constante das ações relacionadas aos temas ESG.
Como os resultados estão relacionados com a transparência e a qualidade das informações, a
Fundação Vanzolini se transforma em solução para as empresas brasileiras, atuando até mesmo como um diferencial estratégico. Para mais informações, acesse o site
www.vanzolini.org.br