Releases 15/12/2016 - 17:45

As marcas mais caras do mundo em 2015, segundo estudo baseado no valor de compra


São Paulo--(DINO - 15 dez, 2016) - Existia um grande abismo entre as transações reais e as ficcionais relatadas nos rankings de avaliação de marcas, o que levava os públicos interessados no valor das marcas a se confundirem, sobretudo pelas discrepâncias por vezes astronômicas entre os valores reportador pelas consultorias que promovem os rankings.

A empresa suíça MARKABLES® possui um banco de dados global de avaliação de marcas, e publica desde 2013 o estudo "Global Top20" das marcas mais caras do mundo. A diferença em relação aos rankings de marca é que os valores revelados no Top20 são reais; foram contabilizados e auditados. Os valores apurados estão registrados nos balanços dos compradores. Todas as marcas listadas no Top20 mudaram de mãos e foram valorizados desde transações reais.

Finalmente, o estudo realizado pela MARKABLES® também se distancia dos rankings porque não compara valores anualmente, já que lista uma determinada marca apenas uma vez, conforme o valor apurado desde a sua aquisição ou transferência.

O estudo feito pela Markables apresenta resultados interessantes. Por exemplo, em 2015 a marca mais cara do mundo foi a Kraft Foods, comprada pela Heinz por quase 47 bilhões de dólares, valor equivalente a 75.9% do valor pago pela totalidade do negócio, aí incluídos outros ativos tangíveis e intangíveis.

A segunda marca mais cara foi a dos cigarros Newport, vendida nas versões mentolada e convencional nos Estados Unidos, que respondia por 86.5% das vendas líquidas consolidadas da Lorillard em 2014. O valor da marca respondeu por 94.8% do valor total da aquisição feita pela Reinolds American.

Apenas a farmacêutica Novartis obteve um índice superior, de 95.8% de valor da marca sobre o valor total da aquisição paga pela GlaxoSmithKline.

Conheça a lista visitando este site: www.globalbrands.com.br



José Roberto Martins
Presidente da GlobalBrands e membro do conselho consultivo da Markables.

Website: http://www.globalbrands.com.br