São Paulo--(
DINO - 09 nov, 2018) - A segunda edição da Ocupação Afro.Futurista chega ao fim nesta segunda-feira (12/11), com a apresentação do pitch dos três projetos selecionados na Maratona de Tecnologia e Inovação, realizada no trajeto da Ocupação por Salvador, Seabra e Irecê. A disputa envolveu dezenas de profissionais, estudantes e amantes das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Coube a este contingente, reunido em grupos de 3 a 5 integrantes, desenvolver iniciativas (aplicativos, por exemplo), capazes de promover ações no campo da diversidade, da inclusão social e da geração de renda em suas comunidades.
E o resultado não decepcionou. "A qualidade dos projetos nos surpreendeu", conta Paulo Rogério Nunes, cofundador da Holding Social Vale do Dendê que, ao lado do Instituto Mídia Étnica, promove a Ocupação. "Tanto na capital, quanto no interior, vimos jovens inovadores e antenados com as modernas tecnologias".
A Maratona conta com o apoio financeiro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA), através do Edital Década Estadual de Afrodescendentes. Na segunda-feira (12/11), os integrantes dos três times se reunirão no Espaço de Inovação Vale do Dendê, situado no Shopping da Bahia, em Salvador, para submeter seus trabalhos a uma banca formada por especialistas. A equipe vencedora ganhará ingressos para a Campus Party Brasil, que acontece de 12 a 17 de fevereiro, em São Paulo.
Conheça os projetos finalistas:
Afromerc
Local: Irecê
O que é: plataforma que conecta os agricultores familiares aos consumidores, eliminando a figura do atravessador
Banco Social Diamantino
Local: Seabra
O que é: programa de microcrédito destinado às famílias que atuam na área rural da Chapada Diamantina.
TrazFavela
Local: Salvador
O que é: aplicativo que faz a gestão do delivery das mercadorias produzidas por empreendedores das comunidades.
SERVIÇO:
PITCH de encerramento da Maratona de Tecnologia e Inovação Afro.Futurista
Dia: segunda-feira (12/11)
Horário: das 18h30 às 20h30
Local: Espaço de Inovação & Criatividade Vale do Dendê (Shopping da Bahia - Piso 2 - Alameda Martha Rocha)
Entrada franca, sujeita à lotação
#ocupacaoafrofuturista #ocupafro #afrotech #seabra #irece #salvador
HOLDING SOCIAL VALE DO DENDÊ
Lançada em novembro de 2016, a empresa social comanda a Aceleradora Vale do Dendê, o Espaço de Inovação Vale do Dendê e Vale Consulting, todos instalados em sua sede pop-up, no Shopping da Bahia. Maiores detalhes sobre o projeto, eventos, iniciativas e programação podem ser conferidos em nossas redes sociais:
www.valedodende.org Instagram: @valedodende
Facebook: @valedodende
INSTITUTO MÍDIA ÉTNICA (IME)
Criado em Salvador (Bahia), em outubro de 2005, o Instituto de Mídia Étnica (IME) é uma organização da sociedade civil que realiza projetos para assegurar o direito humano à comunicação e o uso das ferramentas tecnológicas pelos grupos socialmente excluídos, especialmente a comunidade afro-brasileira. Ao longo dos anos, o Instituto Mídia Étnica vem reafirmando a sua disposição em prosseguir na missão de motivar pessoas, em especial, jovens das periferias, a Comunicar, Inovar, Empreender!
Todos os nossos projetos e ações estão disponíveis em nossas redes sociais:
www.midiaetnica.com.brInstagram: @midiaetnica
Facebook: @institutomidiaetnica
Website:
http://www.valedodende.org