Fortaleza, CE--(
DINO - 24 mai, 2017) - A capacidade de inovar e construir startups digitais que atendam demandas locais e globais se tornou nas últimas décadas o principal ativo para o despertar de novas potências econômicas. Sendo pioneirismo e inovação premissas do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), a entidade lançará nesta sexta (26), em Fortaleza (CE), o programa pioneiro no Norte/Nordeste na criação de um núcleo de inovação na área da saúde para educar e inspirar empreendedores e inventores a desenvolverem tecnologias e soluções avançadas para o mercado de saúde, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida do ser humano, o ICC BioLabs.
O espaço dentro do complexo do ICC reunirá coworking, eventos, incubação, aceleração, escritório de projetos, prototipação de hardware, testes clínicos, validação de produtos hospitalares, laboratórios multiusuários, eventos de educação e empreendedorismo, entre outros serviços para startups. O programa terá gestão da Táquion Inovação, que já se encontra em funcionamento no local, e da WaveAccelerator.
Para o lançamento, estão programadas as falas do presidente do ICC, Lúcio Alcântara, e do CEO do Instituto, Pedro Meneleu; seguido do talk show "Empreendedorismo e Inovação em Health" com Marcela Drummond, CEO da startup Myleus Biotecnologia,e Ricardo Sabadia, superintendente do IEL ? CE, além de apresentações de startups na área da saúde. No período da tarde, a programação será aberta ao público, dando início ao ICC BioLabs Day, com painéis sobre Health Care e Investimentos, além de talk shows com palestrantes de renome nacional.
Após a programação de lançamento do ICC BioLabs, o Instituto será palco, durante todo o fim de semana, do Startup Weekend Health Fortaleza, sendo este o primeiro do Nordeste totalmente voltado para inovações na área da saúde.
Soluções para a área da saúde.
Outra missão do projeto é identificar problemas dentro da rotina do ICC e agregar valor às soluções, tornando-as difundidas na estrutura do Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ), permitindo que os pacientes possam usufruir dos resultados, melhorando a qualidade de atendimento e de vida desses pacientes.
A diretora de operações da Táquion Inovação, Giselle Antenor, afirma que "o ICC BioLabs será completo em relação à possibilidade de atender empresas em diversos estágios de maturidade e desenvolvimento, assim como a inédita localização dentro de um polo de saúde". A Táquion tanto participará como parceira da WaveAccelerator na gestão do ICC BioLabs, como terá uma unidade de negócios - a TáquionHealthcare - que desenvolve soluções de diagnóstico rápido.
"A nossa principal solução é um biossensor para diagnóstico de doenças, como Dengue, Zika, distúrbios cardiovasculares, marcadores tumorais, dentre outras doenças. O dispositivo está em seu sexto protótipo e quando chegar ao mercado poderá realizar exames em até 5 minutos, com um custo muito abaixo do mercado. A proposta é mudar a forma como os exames são feitos hoje, minimizando tempo de espera dos pacientes, custos das unidades de saúde e oferecendo diagnósticos mais precisos", conclui Giselle.
Com o foco na conexão da tecnologia com a saúde, o diretor da WaveAccelerator, Igor Juaçaba destaca que o ICC BioLabs "era o ponto que faltava no Bairro Rodolfo Teófilo para aflorar e conectar o polo de saúde que existe ali, podendo se tornar um polo de saúde de referência mundial por sua mão de obra, localização integrada à cidade e competência e criatividade que nossos cearenses têm".
Diante desse cenário, o ICC BioLabs será o primeiro programa no Brasil a unir incubação, aceleração, coworking e educação, consagrando o Instituto como um dos expoentes no Brasil a fomentar a cultura da eficácia e da inovação na saúde. Na prática, essa união irá proporcionar uma melhor gestão dos recursos utilizados no tratamento contra o câncer, agilidade na consulta, bem-estar do paciente, entre outros vários benefícios.
Startup Weekend Health Fortaleza
Para unir forças e estratégias a favor de novas descobertas tecnológicas para a área da saúde, está programado para logo depois do lançamento, o início do Start Up Weekend Health Fortaleza, sendo este o primeiro do Nordeste totalmente voltado para inovações na área da saúde.
Acreditando que o propósito dos profissionais da área da saúde é servir, o objetivo do SW Health é promover e resgatar este ideal, realizando o encontro de pessoas da área com empreendedores de alto impacto para a geração de soluções centradas no ser humano. Com o objetivo de humanizar para inovar, foram convidados programadores, designers, pessoas de negócios, profissionais de saúde, ativistas e entusiastas a mergulharem nesta jornada empreendedora.
"A Startup Weekend é um evento intensivo de trabalho em equipe que se destaca por reunir designers, programadores, administradores, profissionais de marketing e de gestão para criarem startups em 54 horas", afirma Igor Juaçaba, organizador do evento.
Sobre o Instituto do Câncer do Ceará
O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) é um moderno centro de excelência que reúne ensino, pesquisa e os principais serviços para tratamento integral do câncer (oncologia clínica, cirúrgica, radioterapia e quimioterapia), juntamente com o apoio de serviços diagnósticos, como Laboratório de Patologia, Biologia Molecular e Análises Clínicas, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em cancerologia.
Atualmente, o ICC conta com uma equipe de mais de 1.000 colaboradores, 150 médicos e 81 residentes. No Hospital Haroldo Juaçaba (HHJ) o paciente tem acesso a uma assistência integral, que vai desde o diagnóstico, tratamento especializado e multidisciplinar, aos cuidados paliativos. A instituição é formada pelo HHJ, Escola Cearense de Oncologia (ECO) e Casa Vida, que abriga pacientes e seus acompanhantes vindos do Interior do Estado e de outras cidades para realizar tratamento no hospital.
Website:
http://www.icc.org.br/