Rio de Janeiro--(
DINO - 10 out, 2016) - Na tarde da última quarta-feira, uma equipe com 18 Auditores Fiscais do trabalho do Rio de Janeiro realizou uma ação estratégica para averiguação das condições de saúde e segurança no trabalho dos motoristas de caminhões de cargas na zona portuária. A ação marca o Dia Nacional dos Portos Seguros.
A operação foi deflagrada em todos os estados do Brasil. A equipe foi coordenada pelo Auditor Mauro Costa Cavalcante. Na atividade foram fiscalizadas 17 empresas, tendo sido abordados 27 caminhões. Deste total, 24 foram interditados e também sofrerão autuações. As principais irregularidades constatadas foram:
- caminhão não certificado para o transporte de contêineres
- caminhão apresentando problemas nos dispositivos de travamento dos contêineres
- caminhão com assoalhos de carroceria e reboques em mal estado de conservação
- caminhão com falta de dispositivo sonoro e luminoso em acionamento de marcha ré
- caminhão com problemas com o conjunto de frenagem
- caminhão com excesso de carga
- caminhão sem certificação do INMETRO
As empresas que apresentaram caminhões irregulares foram orientadas a retornar com os veículos para suas sedes para serem trocados por outros devidamente certificados e adequados para o transporte de contêineres de forma segura.
A operação surtiu efeito nas empresas pois, diminuiu o fluxo de veículos na área do porto onde a mesma se concentrou, inclusive com obstrução de via pública, segundo informações da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, que se dirigiu à coordenação da operação solicitando a liberação do trânsito.