São Paulo, SP--(
DINO - 25 abr, 2017) - Você está gastando cada vez mais tempo e dinheiro em marketing de conteúdo e redes sociais? e talvez não esteja percebendo isso.
Sim, o Inbound Marketing é a melhor maneira de atrair visitantes para o seu website e diminuir o número de anúncios em links patrocinados. Mas aos poucos, você, que não queria depender de investimento em mídia paga, também pode acabar dependendo de investimento em produção de conteúdo.
É hora de virar o jogo. Com Play-Driven Design, é possível atrair a atenção do usuário para um website de conteúdo, envolvendo-o e levando-o à criação espontânea de conteúdo.
O Play-Driven Design (PDD) é uma metodologia brasileira, desenvolvida por Angelo Públio, Professor Mestre em Design e sócio da NA5, uma das principais agência de Inbound Marketing no Brasil.
O primeiro passo para você aplicar o Play-Driven Design é considerar o modelo de Player Persona, que combina tipos de jogadores existentes em cada pessoa e sua motivação para guiar o PDD.
As player personas em um projeto de Play-Driven Design podem ser divididas em: diver ("mergulhador"), achiever ("executor"), socializer ("socializador") e hero ("herói").
A partir dos quatro tipos de players (jogadores) existentes em cada um de nós, no desenvolvimento do projeto do website, você busca dinâmicas que podem proporcionar uma experiência de interação lúdica para o usuário.
Por exemplo:
O tipo de player Hero (herói), gosta de demonstrar conhecimento. Se você tem um blog, pode oferecer espaço para que as pessoas escrevam como autores convidados (guest post). Com isso, atende às necessidades do seu usuário Hero.
Para que o autor convidado se mantenha engajado, no cadastro prévio que ele vai preencher, você pode usar uma dinâmica de jogo, explicando que se ele submeter e for aprovado como autor convidado, ele terá X dias para escrever o artigo (desafio). Caso contrário, perderá a oportunidade de ter seu artigo publicado no blog.
Nesse exemplo, você está criando o engajamento de seu usuário, trazendo o aspecto lúdico do "desafio" para seu website, estimulando esse usuário a produzir conteúdo e proporcionando-lhe uma experiência significativa, permitindo que ele seja valorizado por seu conhecimento.
A ação de uma player persona pode ser o "gatilho" para criar o engajamento com outras player personas.
Exemplo:
Como os Divers ("mergulhadores") buscam aprofundar seus conhecimentos, a partir do novo conteúdo feito pelo Hero, você pode enviar um e-mail para os Divers que se cadastraram no seu site, indicando o novo artigo publicado ali. Isso tem grandes chances de gerar engajamento entre os usuários.
O professor Públio entende que as empresas que utilizam o PDD, ao proporcionar uma experiência significativa, podem conseguir diversos benefícios, seja no relacionamento com o usuário, na construção de presença online, no aumento de acessos no site etc.
Os benefícios para a empresa só ocorrem se ela priorizar a experiência do usuário.
Um ponto importante é a possibilidade de mensurar e demonstrar os resultados do uso da metodologia (aumento de visitantes recorrente, diminuição de taxa de rejeição, aumento do tempo na página, aumento de compartilhamento, novos conteúdos sendo produzidos de modo espontâneo etc).
Em seu site, Angelo Públio compartilha dicas exclusivas de Play-Driven Design e o que você precisa para engajar seu público e estimular a produção espontânea de conteúdo. Acesse:
https://angelopublio.com.brWebsite:
https://angelopublio.com.br