Belo Horizonte, Minas Gerais.--(
DINO - 20 jun, 2017) - O termo diversidade está ligado a um princípio básico para o convívio em sociedade, o respeito pelas diferenças. As variedades são múltiplas e estão presentes em cada indivíduo, muitas vezes expressas em suas origens, personalidades, etnias e orientações sexuais.
No Centro Especializado Nossa Senhora D" Assumpção, localizado na cidade de Betim em Minas Gerais, o convite ao convívio com a diversidade acontece diariamente. Há mais de 52 anos, a instituição acolhe pessoas com deficiência intelectual de diversas cidades do Brasil para assegurar-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora.
Atuando como cuidador há 6 anos no Censa, Márcio Rodrigues, relata que o convívio com os educandos da instituição possibilitou um novo olhar sobre as pessoas com deficiência: "Quando eu e meu parceiro começamos a trabalhar aqui era tudo muito novo para nós. Durante esses anos de convivência na instituição minha percepção sobre deficiência mudou muito. Entendo que nossos educandos possuem limitações, dificuldades para as atividades de vida diária, mas isso não os torna menos humanos do que nós".
Perguntado sobre a convivência com a diversidade na empresa o profissional afirma: "A oportunidade de trabalhar com pessoas tão diferentes é muito valiosa para mim e não falo só dos nossos educandos. Temos um ambiente institucional estimulado para que profissionais de diferentes religiões, orientação sexual e estilo de vida, trabalhem juntos de forma harmoniosa". O cuidador também falou sobre como absorve essa experiência: "O respeito que vivencio aqui levo para minha vida pessoal, inclusive na minha convivência com os meus vizinhos".
Para a psicóloga Natália Costa, a diversidade no ambiente de trabalho é muito benéfica e enriquecedora: "Ao conviver com a diversidade o indivíduo tem a possibilidade de enfrentar desafios que muitas vezes não foram vivenciados anteriormente. Em ambientes homogêneos como grupo familiar, religioso e acadêmico, as pessoas tendem a ter as mesmas opiniões, padrão de comportamento e valores. É na intercessão da bagagem cultural que o indivíduo carrega consigo com aquela que encontramos no relacionamento com o outro que se instala a beleza da diversidade. Não se permitir a isso é fechar as portas para o novo".
Confira abaixo entrevista realizada com Luiz Pimentel, psicólogo e gerente da área de RH do Censa:
Qual a importância da diversidade para o ambiente organizacional?
Toda organização é formada por diversos setores, que trabalham por meio de seus processos para alcançar os objetivos da organização. Os processos são realizados por pessoas e é exatamente essa diversidade que enriquece a execução de cada etapa dos processos.
A diversidade cultural, histórica e social dos membros das organizações é o que de fato tem possibilitado mais conversas, mais trocas de informações e conhecimentos.
No momento da contratação a questão da diversidade deve ser levada em consideração?
Sempre, pois em um mundo conectado, não há que se cogitar em deixar de fora quem pensa diferente, age diferente, sente de outra forma, pois é aí que está a possibilidade das organizações também se posicionarem de novas formas, quando atentam para as mudanças nas necessidades e anseios de seus clientes.
Como o gestor pode contribuir para que a diversidade promova um ambiente rico de aprendizagem mutua?
O primeiro passo de um gestor para o convívio com a diversidade é a aceitação de si mesmo, a partir do reconhecimento de suas potencialidades e limites, entendendo qual é o seu papel na organização. Isto porque em sua ação na gestão, são as pessoas que são os principais atores no alcance de resultados, e não somente as metas a alcançar. O gestor deve trabalhar para criar um ambiente de trabalho estimulante, onde as sugestões para melhorias, participação no planejamento, busca de soluções de problemas com envolvimento daqueles que fazem parte do problema e certamente da solução. Criar meios para que se registrem as soluções encontradas, acesso a essas informações, e o envolvimento dos profissionais na implantação da solução, criando-se um ciclo interminável de aprendizado e compartilhamento das informações e interação entre as pessoas, faz parte dos desafios cotidianos do gestor.
Website:
http://www.censabetim.com.br