Piracicaba, São Paulo--(
DINO - 19 jan, 2016) - A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) apresenta o Tributo a Billie Holiday nesta sexta-feira, 22, às 18h, no gramado em frente ao Edifício Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq). O programa conta com a participação da cantora Bebé Salvego, de 12 anos, participante do The Voice Kids Brasil, e tem obras de Johann Strauss, Erotides de Campos, Pixinguinha e Zequinha de Abreu. O Coro Infanto-Juvenil do Projeto Guri faz a recepção ao público. A entrada é gratuita. A tenda montada no local tem capacidade para duas mil pessoas.
O programa escolhido é o mesmo que a Sinfônica apresentou em 12 de dezembro, no palco externo do Teatro Municipal Erotídes de Campos. A realização é da USP/Esalq, da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Raízen, Hyundai e Caterpillar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. São apoiadores culturais a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Rádio Educativa FM.
Regente titular e diretor artístico da Sinfônica de Piracicaba, o maestro Jamil Maluf lembra que, em função do retorno positivo, a intenção foi aproveitar a estrutura da Esalq para que mais pessoas conheçam a Orquestra e o talento da diva mirim. "A Bebé é uma revelação musical de Piracicaba. Sua qualidade vocal, doçura e capacidade de interpretação deixam o público boquiaberto e emocionado", explica o maestro.
O Tributo a Billie Holiday acontece na segunda parte do programa, quando Bebé Salvego canta acompanhada de Fulvio Moraes na bateria, Eduardo Brasil no contrabaixo acústico e de Otiniel Aleixo (Legal) na guitarra. Ela interpreta Cheek to Cheek, Crazy He Calls Me, They Can't Take That Away From Me, Fly Me to the Moon e I Can't Give You Anything But Love. Jamil Maluf incluiu ainda a canção Maninha, de Chico Buarque.
Bebé Salvego começou a cantar aos 8 anos, por influência do pai, o violonista, guitarrista e baixista Otiniel Aleixo, e a mãe, Alessandra Salvego, produtora musical. Sua primeira turnê, em 2012, teve repertório infantil em 14 shows nos Sesi e Sesc do Estado de São Paulo, com a cantora Taís Reganelli. Bebé também fez o show Brincadeira Preferida, em 2014, na Virada Cultural Paulista em Piracicaba. No ano passado, participou do Programa do Jô, na Rede Globo, e recebeu de presente do apresentador um microfone vintage, igual ao das divas de jazz.
A cantora piracicabana integra a primeira edição do The Voice Kids Brasil, reality show da Rede Globo. Na tarde do último domingo, 17, ao cantar I Can't Give You Anything But Love, Bebé impressionou os cantores Victor e Leo, Carlinhos Brown e Ivete Sangalo, que integram o júri do programa. "Você "jazziou" na cara da sociedade brasileira", disse o apresentador da atração, Tiago Leifert. "A banda está dominada", definiu Ivete, sobre o desempenho de Bebé no palco.
A primeira parte do programa tem a abertura da opereta O Morcego, de Johann Strauss, e o chorinho-maxixe Aí Cavaquinho, de Erotides de Campos, compositor e instrumentista de Cabreúva que viveu em Piracicaba. O programa traz ainda os descontraídos choros Carinhoso, composto por Pixinguinha entre 1916 e 1917, e Tico-tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, imortalizado na voz de Carmen Miranda. A abertura será feita pelo Coro Infanto-Juvenil do Projeto Guri - Polo Piracicaba, sob regência de Vanessa Zambão.
Segundo Jamil, o programa foi pensado para aproximar o público do universo da música erudita e demonstrar que uma orquestra pode incluir em seu repertório obras de diferentes gêneros. "Será um concerto em que o público poderá sentir a nostalgia do século 19, cantar junto da Sinfônica e até levantar das cadeiras para dançar", contextualiza o maestro.
ESFORÇOS ? Para Jamil Maluf, a apresentação da Sinfônica na Esalq "é uma forma de reconhecer os esforços que vários nomes ligados à instituição tiveram pela manutenção da música erudita em Piracicaba". A história da OSP ? de 115 anos ? é marcada por grandes êxitos, com a dedicação de professores da Esalq, como Alcides Guidetti Zagatto e Jaime Rocha de Almeida. "Estamos na expectativa de que será uma grande apresentação, como aconteceu no encerramento da Temporada 2015, no palco externo do Teatro Erotídes de Campos, com a presença de 1.500 pessoas.
Na avaliação do diretor da Esalq, o professor Luiz Gustavo Nussio, trata-se de um privilégio receber o concerto da OSP. "O brilho e o magnetismo do maestro Jamil Maluf, conduzindo a seleta composição de músicos, nos brindará com repertório exclusivo em um típico final de tarde de verão", diz Nussio, que destaca ainda a função do momento musical: "queremos aproximar a Esalq e a comunidade, na mesma semana em que devolvemos à sociedade nossa principal contribuição com a solenidade de formatura da classe de 2015. Música de qualidade e cultura para nossa cidade. Com isso, a Esalq e as empresas patrocinadoras pretendem mostrar seu carinho por Piracicaba e região."
SERVIÇO ? Tributo a Billie Holiday, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Bebé Salvego. Dia 22 de janeiro, às 18h, no gramado em frente ao Edifício Central da Esalq/USP (av. Pádua Dias, 11, Agronomia). Entrada gratuita. Informações:
www.fb.com/sinfonicapiracicaba.