São Paulo, SP--(
DINO - 01 fev, 2017) - 30/01/2017
Na contramão da crise econômica, especialmente no setor de material de construção, que fechou 2016 com retrações nas vendas da indústria (-11,5%) e do varejo (-6%), a Brick Studio, fabricante de tijolos para revestimento de parede, quadruplicou as vendas e a capacidade de produção em apenas três anos de operação.
Desde a primeira fornada, em janeiro de 2014, a marca vem conquistando, junto às butiques de acabamentos e aos profissionais de arquitetura e decoração, a reputação de referência de beleza e qualidade no segmento de revestimentos de alto padrão. Com uma variedade de cores naturais, suas peças leves e resistentes estão entre as mais finas do mercado (14mm, em média).
Planejada para ter um crescimento orgânico e consistente, e se beneficiando da alta do dólar, que tirou competitividade dos produtos importados, a Brick Studio, empresa 100% nacional, com sede em Cabreúva (SP), decidiu acelerar a expansão dos negócios nos últimos anos.
Estratégias
Assim, a fabricante lançou novos produtos; remodelou a marca; reforçou a equipe de vendas; investiu em novas tecnologias; aumentou sua capacidade produtiva e "foi pra cima", como se diz no jargão corporativo. Tudo isso, enquanto o mercado de material de construção pisava no freio em termos de investimentos.
"Nossa estratégia foi aprimorar a experiência de compra. Com o aumento da produção, passamos a ter todas as cores disponíveis para pronta-entrega em nosso estoque. Além disso, Não dependemos de outros fabricantes, fretes internacionais, desembaraços alfandegários ou variações do dólar. Isso faz toda a diferença nos cronogramas sempre apertados das obras", explica Antônio Sérgio de Oliveira Carvalho, engenheiro químico especializado em materiais cerâmicos e sócio-fundador da empresa.
"O conhecimento técnico da nossa equipe permite desenvolver e lançar novos produtos com agilidade, além de garantir a qualidade técnica. A resistência mecânica permite que as peças sejam finas e, portanto, leves. Isso facilita o manuseio, o corte e o assentamento, com argamassa colante", diz o engenheiro.
Atualmente, os tijolos de revestimento da Brick Studio estão disponíveis em mais de 300 lojas de todo o Brasil, o que significa um crescimento de 200% nos últimos dois anos. "Queremos oferecer cada vez mais conforto e conveniência para o cliente. Tudo isso, somado, é um enorme diferencial da marca em relação aos concorrentes", comenta Antônio Sérgio, sem revelar o volume total produzido, por questões estratégicas da empresa.
Projetada para crescer
A Brick Studio está preparada para expandir seu volume de produção de maneira muito rápida e flexível, sempre acompanhando a demanda. Para se ter uma ideia, a capacidade do forno ainda pode ser aumentada em 80%. "Isso quer dizer que podemos expandir a produção de tijolos com investimento relativamente baixo em equipamentos, como novo triturador, misturador, prensa ou galpão", explica o sócio.
"Partimos com uma só prensa, trabalhando a 50% de sua capacidade. No final de 2014, a prensa foi ajustada para operar de forma plena, dobrando a produção ao longo de 2015. Em 2016, dobramos tudo novamente e, para isso, foi necessário adquirir uma nova prensa, além de outros equipamentos", afirma o engenheiro. Ele lembra que, para quadruplicar a produção, também foi necessário dobrar a área de galpão de 500 m2 para 1000 m2.
Website:
http://www.brickstudio.com.br