Campinas, SP.--(
DINO - 27 nov, 2017) - É indiscutível. Uma experiência internacional vai deixar o seu currículo muito mais rico. Seja em forma de um intercâmbio para aprimorar outro idioma, seja como um estágio internacional.
O mercado de trabalho valoriza (e muito) quem tem essa vivência em sua carreira. Por isso, esteja certo:
morar no exterior vale a pena , ao menos por algum tempo.
Conseguir um estágio internacional já foi tarefa difícil e privilégio para poucos. Hoje em dia, com a internet e a proximidade das empresas internacionais com países como o Brasil, é muito mais fácil aplicar para uma vaga de estágio fora do país.
Em muitos casos, o estágio é remunerado. Mas fique atento, pois algumas empresas não pagam pelo trabalho do estagiário, apenas oferecem a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos.
Os países mais concorridos são para
estudar inglês e trabalhar são Canadá e Estados Unidos e, para concorrer a uma vaga, em geral, é necessário ter de 18 a 32 anos, formação completa ou em curso na área de interesse e nível intermediário do idioma do país de destino.
Se você quer começar a sua carreira com o pé direito e, de quebra, ainda conhecer outros países e outras culturas, confira essas dicas e informações!
5 DICAS PARA CONSEGUIR UM ESTÁGIO INTERNACIONAL
1- O PROCESSO SELETIVO
O primeiro passo é passar o seu currículo para o inglês. Feito isso, envie-o para as vagas de seu interesse e acompanhe. Caso você se encaixe no perfil solicitado e a empresa goste do seu currículo, eles farão contato por e-mail, telefone ou ainda através da agência (se você tiver uma agência à frente do processo).
Todo o processo seletivo é feito a distância. Dependendo do caso, a seleção pode incluir testes específicos sobre a área profissional e ainda testes no idioma do país de destino, para não ter dúvidas sobre o seu conhecimento.
No caso do inglês, os testes de proficiência nesse idioma mais comuns são o
TOEFL, Cambridge, TOEIC e IELTS .
2- ESTEJA ABERTO A OPORTUNIDADES EM PAÍSES DIFERENTES
Uma vez que Estados Unidos e Canadá são os países mais concorridos, logo, conseguir um estágio em um deles é bem mais difícil. Há muitos outros países que oferecem estágio, que são igualmente interessantes e que irão agregar ao seu currículo.
3- PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA
O mais indicado é que a sua preparação para um estágio no exterior comece, pelo menos, seis meses antes. O que isso significa? Mesmo que você saiba
como falar inglês fluente , vale a pena se matricular em uma aula de conversação ou fazer uma imersão nos estudos do idioma, por exemplo.
Lembre-se também que você estará indo atuar em uma empresa e que, certos termos, podem ser novos para você. Estude o inglês para negócios e dê ainda atenção à gramática e escrita. Afinal, você não vai querer escrever um e-mail com erros para o seu chefe, não é mesmo?
4- OBTENHA O SEU VISTO
Depois de saber qual será o período do estágio e, portanto, o tempo que você ficará no país de destino, aplique para o visto de estudante.
A mecânica é bastante similar a de vistos de turista. Procure a embaixada do país que irá te receber e cheque tudo o que é preciso para solicitar seu o
visto de intercâmbio para estudante. Neste caso é preciso apresentar documentações provando que você está devidamente aceito no estágio.
5- BUSQUE UMA AGÊNCIA
Você pode até fazer contato com a empresa pela internet, sem a intermediação de uma agência. Porém, será muito mais trabalhoso e demorado conseguir um estágio internacional.
É que, para fazer um estágio fora do país, você vai precisar de um acordo entre empregado e empregador, que deve ser reconhecido por órgãos dos dois países.
Questões como período de estágio, carga horária e remuneração devem ser acertadas antes da sua ida e formalizadas através do acordo citado. Portanto, deixar a burocracia nas mãos de quem entende do assunto, sem dúvida é a melhor escolha.
Website:
https://www.descubraomundo.com/