Releases 26/01/2016 - 15:47

Em tempos de crise, quais são as melhores decisões que uma agência de comunicação deve tomar?


(DINO - 26 jan, 2016) - O momento é de crise. Diversas áreas estão fechando as portas, como exemplo o Walmart - grande rede de supermercados, fechou 30 lojas por todo o Brasil. Agora, como agências de médio porte de estratégias, comunicação e marketing pretendem lidar com esse problema?

Ricardo Agnelo D"Angelo, diretor de planejamento das agências AllClick e Dgrau3 conta que não há uma melhor estratégia, mas que decisões precisam ser tomadas. "Escolhas são fundamentais para manter a empresa saudável, tanto no aspecto financeiro, como operacional. Pontos importantes como rever todos os custos, cortar os excessos, analisar quais itens dentro da operação podem ser reduzidos sem comprometer a qualidade dos serviços, manter a equipe que "faz acontecer" unida e engajada são alguns itens", revela.

Para Rubens Vicente, sócio-diretor executivo das agências AllClick e Dgrau3, alguns caminhos devem ser percorridos para contornar essa situação. "Primeiramente, ajustes de custo fixo, depois redobrar a criatividade e ficar mais próximo de seu cliente, pois ele também estará sofrendo com a crise e possivelmente está tomando as mesmas medidas que nós tomamos e/ou teremos de tomar", analisa.

Para não transparecer esse problema aos funcionários da empresa, ambos entrevistados chegaram à mesma conclusão de que eles serão informados que a agência passa por momentos difíceis, ações para contornar serão tomadas e que quem for realmente comprometido a vestir a camisa e ajudar com soluções e ideias, aos poucos saem da situação.

Saiba outras dicas utilizadas nas agências Dgrau3 e AllClick para contornar a crise:

- Abra a situação para a equipe;

- Mostre que você busca soluções;

- Convide as pessoas a pensarem junto na busca de soluções;

- Mantenha o engajamento sendo otimista;

- Acredite na empresa;

- Persista.

Assessoria de Imprensa - Marcelo Abdalla
marceloabdalla@dgrau3.com.br