São Paulo-SP--(
DINO - 20 abr, 2018) - O setor eletroeletrônico pode comemorar, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) o primeiro mês de 2018 foi positivo e apresentou uma alta de 17,4% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Ainda segundo a Abinee, esse resultado foi motivado pelo crescimento da indústria eletrônica (31,9%) e da indústria elétrica (4,9%) e se torna ainda mais surpreendente quando comparado ao desempenho registrado pela indústria geral que alcançou a marca de 5,7%.
Na análise dos últimos 12 meses, as notícias também são positivas. A produção da indústria eletroeletrônica totaliza um crescimento de 7,2%, porém quando o resultado é comparado a dezembro de 2017, com ajuste sazonal, o setor eletroeletrônico teve uma queda de 1,9% ocasionada pelo recuo de 0,5% na indústria eletrônica e 3,3% na indústria elétrica. Apesar de este não ser um bom resultado, ele é mais positivo que a redução apresentada pela indústria brasileira (2,4%) em janeiro frente a dezembro do ano passado.
Os bens de consumo eletrônicos continuam registrando expansões robustas, mas as áreas relacionadas à infraestrutura também começam a recuperar a sua capacidade produtiva. No entanto, um dado que surpreende no relatório divulgado pela Abinee é o crescimento da indústria elétrica, que após sofrer com o impacto da crise, vem apresentando bons resultados nos últimos meses, somente em dezembro a alta foi de 6,6%, o que garantiu um incremento nos resultados da produção do setor e a expectativa de um ano mais uniforme na atividade industrial em ambos os segmentos.
Com a evolução apresentada em janeiro, o setor eletroeletrônico ampliou o número de vagas de emprego em fevereiro. Foram registradas 1.374 novas vagas, totalizando 238.256 postos de trabalho neste segmento da indústria, de acordo com informações da Abinee e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged). Com este desenvolvimento, o crescimento anual foi de 1,18%, ou 2.768 novas vagas no comparativo com fevereiro de 2017. A Abinee ainda ressalta que no bimestre foram 4.093 vagas abertas, um avanço de 1,08% comparado ao primeiro bimestre de 2017.
De acordo com a
Contato Comp , empresa que produz
contatos elétricos , com os bons resultados apresentados na produção e aumento das vagas de empregos, o setor está finalmente reaquecendo. "Porém ainda há um longo caminho para o reestabelecimento, não devemos nos acomodar diante da melhora já constatada", explica.
Website:
https://www.contatocomp.com.br/