Releases 28/01/2019 - 11:58

Programa Reciclus atinge marca de 138 toneladas de lâmpadas fluorescentes pós-uso recicladas no estado de São Paulo


São Paulo, SP--(DINO - 28 jan, 2019) - A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) atingiu em dezembro de 2018 a marca de 138 toneladas de lâmpadas fluorescentes pós-uso coletadas pelos 409 pontos de entrega no estado de São Paulo, volume que foi devidamente descontaminado.

A Reciclus foi criada em 2015 pelos principais produtores e importadores de lâmpadas do País para ser a entidade gestora do processo, que envolve a coleta, destinação ambientalmente correta e a descontaminação desses resíduos, pois as lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final.

Até então, era comum surgir a dúvida: o que faço depois que uma lâmpada fluorescente queima? O descarte incorreto, como no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais. Daí a importância da atuação da Reciclus, apoiando e orientando o consumidor doméstico, que não paga nada para descartar suas lâmpadas, e ainda conta com a garantia da destinação ambientalmente correta do material. Basta dirigir-se ao ponto de entrega mais próximo da residência.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010. Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista.

Só na capital paulista são 64 pontos de coleta, que somaram 57 toneladas de lâmpadas recolhidas nos anos de 2017 e 2018. Entre as cidades campeãs no estado de São Paulo no recolhimento de lâmpadas fluorescentes pós-uso pelo programa Reciclus estão São Bernardo do Campo, com 12 toneladas no período; Campinas (10,5 toneladas); Sorocaba (9,8 toneladas), São José dos Campos (9,1 toneladas), Santo André (6,7 toneladas) e Ribeirão Preto (5,9 toneladas).

Para saber onde fica o ponto de coleta mais próximo da sua casa, acesse: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/

E onde vão parar as lâmpadas descartadas? - As lâmpadas coletadas pela Reciclus por transportadoras especializadas são enviadas à reciclagem. O processo de separação dos componentes utiliza tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes, e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.

É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

Sobre a RECICLUS
A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 74 empresas associadas. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada.

Mais informações: www.reciclus.org.br
_______________________________________________________________
Mais informações: Presstalk* - Assessoria de imprensa da RECICLUS
Thais Abrahão - Thais@presstalk.com.br - (11) 3061-2263 / (11) 9 9900-8402


Website: http://www.reciclus.org.br