Releases 22/08/2016 - 13:38

PREVIC regulamenta os procedimentos para as Certificações Financeiras de Técnicos, Dirigentes e Conselheiros de Fundos de Pensão


Belo Horizonte-MG--(DINO - 22 ago, 2016) - A PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar publicou a resolução Previc nº 28/2016 definindo as regras para certificação, habilitação e qualificação de empregados, Conselheiros e Administradores de Fundos de Pensão, em consonância com a Resolução CNPC - Conselho Nacional de Previdência Complementar nº 19/2015.

As certificações que tratam esta Instrução têm por objetivo contribuir para melhoraria da qualificação profissional do corpo técnico das EFPC ? Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Na última sexta feira 19/08/2016, a Previc reuniu as instituições certificadoras do Mercado Financeiro para alinhavar os últimos detalhes do processo de certificação para as EFPC. Participaram da reunião representantes da ANBIMA ? Associação Nacional dos Bancos de investimento do Mercado Aberto, IBGC ? Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Apimec ? Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e ICSS ? Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade.

A certificação financeira é condição necessária para o exercício de cargos em Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo ou Conselho Fiscal de EFPC ? Entidade Fechada de Previdência Complementar (Fundos de Pensão) e depende previamente da aquisição do atestado de habilitação de Dirigente ou de Conselheiro de EFPC emitido pela Previc antes de tomar posse.

Para exercer cargos de Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado- AETQ, Diretor de Investimentos ou demais atividades responsáveis pela aplicação de recursos é condição prévia ser aprovado em exame de certificação CPA20 (Certificação Profissional ANBIMA - Série 20), CEA Anbima (Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA) e CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), Profissional de Investimentos do ICSS ou CNPI da Apimec.

Para outros membros da Diretoria-Executiva, Membro do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, além das certificações citadas acima também são aceitas pela Previc a CPA10 (Certificação Profissional Anbima série 10) e a certificação IBGC ? Conselheiros.

O IFB - Instituto de Formação Bancária é na atualidade a maior entidade em operação no Brasil de preparação para aprovação em exames de certificações da ANBIMA CPA10, CPA 20, e CEA Anbima .

Com índices de sucesso que ultrapassam 85% (oitenta e cinco por cento) de aprovação nos exames da ANBIMA, operando em 35 (trinta e cinco) metrópoles regionais e 22 (vinte de duas) Unidades da Federação, o IFB já por contribuiu para certificar mais de 3.800 (três mil e oitocentos) trabalhadores do mercado financeiro entre técnicos bancários, gerentes de banco e administradores de RPPS ? Regime Próprio de Previdência Social.

Os cursos preparatórios do IFB para as provas da ANBIMA já estão em consonância com o novo regulamentação de fundos de investimentos (IN CVM 555).

A equipe de professores do IFB é formada por profissionais especialistas, altamente qualificados, com larga experiência no mercado financeiro e com uma ampla vivência acadêmica.

Todos os cursos do IFB - Instituto de Formação Bancária são no formato intensivo, onde o certificando faz a prova com o conteúdo que estudou recentemente e dispõe de todo o apoio do professor até ser aprovado.

Os treinamentos do IFB possuem garantia de seguro reprovação, onde, caso o treinando não venha a ser aprovado na certificação Anbima, poderá inscrever-se em turmas futuras sem desembolsar mais nada.

Para mais informações sobre as certificações Anbima. Por favor, visite o site do Instituto de Formação Bancária ou pelo fone 4004-0435 ramal 4505 (ligação local), e-mail: cursos@ifb.net.br.

Website: http://www.ifb.net.br